Homenagem a Rio Negrinho

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí Futebol Clube homenageia nesta sexta-feira, dia 1 º de agosto, diante da Luverdense, o município de Rio Negrinho que fica na região do Norte Catarinense. A cidade estará estampada na camisa dos goleiros avaianos. Rio Negrinho tem cerca de 40 mil habitantes e está a 260 km de Florianópolis.

 Um pouco da história

A Cidade de Rio Negrinho foi fundada no dia 24 de abril de 1880. Localiza-se no Planalto Norte de Santa Catarina e  foi colonizada por alemães, italianos, portugueses e poloneses. A indústria moveleira é a maior geradora de renda na cidade, que também tem ênfase no cultivo da madeira, cerâmica e agropecuária. O clima é temperado com ares de cidade serrana e frio intenso no inverno. É uma cidade bonita e acolhedora, tem como seu maior ícone no turismo o passeio de Maria Fumaça.

Segundo o historiador José Kormann, por volta de 1872 vieram os primeiros civilizados a Rio Negrinho, já em 1873 os Franco, Gravi, de Oliveira e Carvalho tomaram posse de terras no município, eles que vieram de São José dos Pinhais. Em 1880 Instalaram-se em Rio Negrinho as famílias de José Brey com hospedaria e Luiz Scholtz com casa comercial e José Hantschel com sapataria.

Em 1913, foi inaugurada a Estação Ferroviária e em 1918 transferida para o que seria depois o centro de Rio Negrinho. A primeira escola foi inaugurada com a frequência de 25 alunos em 1920 sendo Roberto Hoffmann o professor de alemão e a professora Adelaide Ferreira da Costa a responsável pelas aulas de português. O cemitério teve sua primeira sepultura em 1924 com o sepultamento de Max Raschke porteiro da Cimo, em 1928 e inaugurada a igreja protestante e em 1948 a atual igreja matriz. O colégio São José e o seminário foram fundados em 1958 pelo padre Luiz Gonzaga Steiner.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Blog da Gestão #12 – Grande Vitória

Olá, Nação Avaiana!  As camisas criadas para celebrar a grandeza da história do Avaí Futebol Clube chegaram! Dou essa notícia

24/02/2024

Orientações aos sócios participantes da Caravana Com a Raça Toda

Neste sábado (24/02), a Raça Toda vai ao estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC, para acompanhar a partida Avaí x Brusque,

23/02/2024