A homenagem no jogo diante do Corinthians, neste domingo (06), na Arena Corinthians, em São Paulo, será para o município de Riqueza, localizado na região Oeste de Santa Catarina. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que retrata a cidade.
Riqueza tem cerca de 2.500 habitantes e sua fundação aconteceu em 12 de dezembro de 1991. Em 2015, Riqueza completará 24 anos. Os municípios limítrofes são: Caibi, Mondaí, Iporã do Oeste, Descanso e Iraceminha. A distância de Riqueza até a capital Catarinense é de 656 quilômetros. Sua área territorial tem 190 km². Um dos pontos turísticos do município é o Portal de acesso ao município, que estará estampada nas camisas dos goleiros.
A história de Riqueza inicia em 1930, quando chegaram às margens do Rio Iracema imigrantes teuto-russos que saem de seu país, devido a instalação do regime comunista, em 1917, na Rússia.
Ainda em 1930, chegam migrantes gaúchos, famílias de etnia italiana vindos do Rio Grande do Sul, para se estabelecer junto aos teuto-russos e alguns luso-brasileiros que habitavam esta terra desde o início da colonização.
Povoamento – Em 1936, chega na sede o primeiro morador Italiano. Era a família do Senhor José Bressan. Logo após chega a família do Senhor João Mari. Assim criou-se o vilarejo de Riqueza.
A denominação “Riqueza” tem relação com a quantidade de madeira de lei, tais como: Cedro, Gabriúva, Angíco, Grápia e outras, as quais tinham um elevado preço constituindo assim uma verdadeira Riqueza em madeira. Eis o “porquê” do nome que até hoje temos: RIQUEZA.