O Avaí homenageia no jogo de hoje contra o Bragantino a cidade de Santa Rosa de Lima. Os goleiros avaianos estarão estampados com símbolos do município na camisa. Santa Rosa que está localizada no Sul do Estado e fica a 120 km de Florianópolis.
A história de Santa Rosa de Lima
Fundado em 10 de maio de 1962, o município de Santa Rosa de Lima deve boa parte de sua história aos colonizadores alemães e imigrantes italianos que, no início do século, foram trazidos a Santa Catarina para proteger os carregamentos de “charque”(carne de sol) vindos do Rio Grande do Sul em direção a São Paulo. A presença de índios das tribos Botocatus e Aweikomas na chamada “rota do charque” dificultava o avanço das caravanas e impedia que a carne de sol, trazida do extremo sul do Brasil no lombo de mulas, chegasse ao seu destino.
Para solucionar o problema, os governos da época decidiram doar terras aos imigrantes, gerando desta forma sérios conflitos entre índios e colonos, que acabaram por dizimar todos os índios da região.
O município apresenta traços marcantes das danças, costumes e comidas típicas herdados dos primeiros colonizadores, com destaque para a famosa festa do “Gemüse”, nome de um prato típico alemão feito à base de batata, couve e carne de porco, que é realizada em Santa Rosa de Lima no mês de Maio, de dois em dois anos.
A arquitetura tipicamente alemã das casa e construções é uma atração à parte compondo o ambiente das pousadas e paisagens. Outros destaques são as diversas histórias da época da colonização contadas por antigos moradores aos visitantes. Os atrativos culturais e a beleza natural da região fazem do município um ponto de parada obrigatória para todos aqueles que buscam a paz e tranquilidade que só o campo pode oferecer.