Homenagem a São Carlos

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem no jogo diante do Joinville nesta quarta-feira (5), às 19h30, na Ressacada, será para o município de São Carlos que fica na região Oeste do Estado. A cidade, que está a 605 km de Florianópolis, estará estampada na camisa dos goleiros avaianos.

A história de São Carlos

Esta teve início com a instalação de quatro colonos vindos do Vale do Taquari (RS), em 1927. Eles vieram atraídos pelas ofertas vantajosas para aquisição de terras férteis, oferecidas pela Companhia Territorial Sul Brasil. O núcleo inicial recebeu o nome de Porto dos Cantadores, que mais tarde foi substituído por São Carlos, numa carinhosa homenagem da população local ao engenheiro chefe da empresa de colonização, Dr. Carlos Culmey.

A par da preservação da língua materna, o alemão, os são-carlenses sempre se destacaram por sua forte religiosidade. Outrora pertencente ao vastíssimo município de Chapecó, São Carlos se emancipou no dia 21 de fevereiro der 1954. A vocação pelo trabalho agropastoril fez com que dessa atividade proviessem os principais recursos econômicos do município.

Mas o futuro preserva um espaço especial para o turismo, em função do incalculável potencial de suas águas minerais, que atraem milhares de turistas a cada ano, ressaltando-se as temporadas de verão. O empenho maior da administração municipal é dotar a cidade e o balneário de uma infra-estrutura capaz de instalar bem os turistas que vêm das mais variadas procedências para beneficiarem-se das qualidades terapêuticas das águas minerais.

Principais eventos da cidade

Reveillon Luz: Um dos mais importantes eventos da cidade, onde mais de 20 mil pessoas dão as boas vindas para o ano que se aproxima no Balneário de Águas de Pratas, com DJS e bandas, completa infraestrutura e mais de 11 minutos de show pirotécnico, fogos e muito brilho.

Natal Luz: Desde 2005, a cidade conta com uma grande decoração de natal, principalmente enfeites confeccionados a partir de litros pet, produzidos pelo grupo de mulheres voluntárias da cidade. Vale destacar a praça do natal (praça matriz), o altar da pátria e a cidade em geral, onde todo o comércio, prefeitura e as casas se enfeitam com um verdadeiro brilho de luzes.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Confira os resultados da Raça da Base no Catarinense Sub-15 e Sub-17

No CFA, a primeira categoria a entrar em campo foi a comandada pelo técnico Bruno Saymon, o Sub-15. Com gol

20/05/2024

Avaí vence o Sport-PE em Pernambuco e entra no G4

Na noite deste sábado (18), o Avaí enfrentou o Sport-PE em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Série

18/05/2024