Homenagem a São João do Itaperiú

Postado por: André Palma Ribeiro

No jogo diante do Ceará, nesta terça-feira (12), pela 35ª rodada da Série B, o Avaí continua as homenagens aos municípios catarinenses. No dia da partida, os goleiros avaianos estarão usando uma camisa em homenagem a cidade de São João do Itaperiú.

O município está a aproximadamente 145 km da Capital e localizado na região do Vale do Itajaí. A cidade conta com aproximadamente 3.438 habitantes, segundo censo do IBGE de 2010. São João de Itaperiú comemorou 21 anos de emancipação no dia 29 de março.

Histórico de São João do Itaperiú

Inicialmente habitado por índios Guarani que aqui se instalaram devido a proximidade com o litoral, recebeu destes a primeira denominação: Itaperiú que significa “pedra em parte baixa de um terreno alagado pelas águas de um rio em forma de U”.

Os primeiros colonizadores, açorianos e italianos, chegaram por volta de 1810, mais tarde somando-se a estes os colonos poloneses e alemães. Posteriormente, a comunidade teve seu nome alterado em homenagem a um italiano, chamado João Batista, que morava às margens do Rio Itaperiú. De costumes modestos e sentimento religioso sempre presente, em 1916 foi construída a primeira capela com nome e imagem de São João Batista, elevado Padroeiro da localidade. Desde então sua denominação permanece a mesma, mesclando a cultura indígena com a tradição religiosa.

Boa parte do passado histórico da antiga localidade, hoje Município de São João do Itaperiú, não está registrada em documentos legais, mas sim na memória dos moradores mais antigos e foram repassadas para as gerações posteriores.

Por volta de 1965 o Governo liberou verbas para empréstimos aos agricultores, quando houve grande produtividade e a queda dos preços não possibilitou aos agricultores o pagamento de suas dívidas. Por este motivo, grande parte das famílias, que viviam de agricultura familiar, tiveram que vender suas terras e migrar para centros maiores, caracterizando um momento de grande êxodo rural em São João do Itaperiú. Inicialmente o município era ligado a Araquari, depois fazendo parte de Barra Velha, e somente a partir de 1965 passou à condição de distrito.

Depois de muitos anos de luta, e por receber pouca assistência do Município Sede, um grupo de pessoas se uniu em torno da conquista de sua independência. A emancipação de São João do Itaperiú ocorreu em 29 de Março de 1992, através da Lei nº 8.549, sancionada pelo então Governador Vilson Pedro Kleinubing.

 

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Nota oficial: Veto Parcial à Lei Geral do Esporte

O Congresso Nacional prosseguirá, nesta terça-feira (28.05.24), com a análise do Veto Parcial à Lei Geral do Esporte, promulgada em

28/05/2024

Avaí vence o Goiás-GO e entra no G4

Na noite desta segunda-feira (27), o Avaí recebeu o Goiás-GO em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro Série

27/05/2024