Homenagem a São Pedro de Alcântara

Postado por: André Palma Ribeiro

Chegou a vez do Avaí homenagear a cidade de São Pedro de Alcântara, cidade da região da Grande Florianópolis. A homenagem será no próximo domingo, dia 14, no jogo diante do Metropolitano em Blumenau. O município, que completou 184 anos no dia 1º de março e comemora no próximo dia 16 19 anos de emancipação política de São José, estará estampado na camisa do goleiro Diego. São Pedro de Alcântara que está localizada a 32 km de Florianópolis e tem 4.710 habitantes, conforme dados do IBGE.

A história de São Pedro de Alcântara

São Pedro de Alcântara foi a primeira colônia alemã em Santa Catarina, povoada por imigrantes provenientes em sua maioria das regiões do Hunsruch e Eifel, sudeste da Alemanha, que chegaram na montanhosa região em 1829. A partir dela surgiram, nos arredores, várias outras localidades germânicas que conservam as tradições de seus fundadores até hoje. Apesar da proximidade da capital, a apenas 32 km, e de quase 180 anos de história, o município ainda mantém atrativos turísticos ligados à natureza, além dos produtos artesanais, como a saborosa aguardente elaborada em centenários engenhos movidos a água.

A cidade tem um clima mesotérmico úmido, com temperatura média entre 15ºc e 25ºc, a uma altitude de 300m acima do nível do mar e com área aproximada em 140,6km2. A igreja matriz foi construída em 1929, no primeiro centenário da imigração alemã. Obra de grande beleza, com altar esculpido em madeira oriundo da Alemanha. Abriga várias imagens sacras bem trabalhadas. Sua cúpula, de grande altura, remete a basílica de São Pedro, no Vaticano. Fica numa elevação de onde se tem excelente vista de todo o centro da cidade.

No pátio da igreja estão sepultados os párocos. Está sempre aberta a visitação e é muito bem conservada, foi restaurada em 1979. São Pedro de Alcântara convida a retomar antigos hábitos. A melhor forma de entrar no clima do passeio é abandonar o carro e sair a pé, sem pressa, ou preocupação com a violência.

Observar a praça Leopoldo Francisco Kretzer, onde está situada a Prefeitura Municipal e os antigos casarões em contraste com algumas construções mais novas, é um grande atrativo. Pode-se visitar a Igreja Matriz e, seguindo as indicações turísticas padronizadas em placas rústicas, chegar a muitas das atrações da cidade. Foi em 16 de abril de 1994, a data de fundação adquirindo sua independência administrativa, e as cidades mais próximas são: Antônio Carlos, Angelina, Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas.

São Pedro de Alcântara tem seu desenvolvimento estruturado no turismo rural, ecoturismo, turismo histórico/cultural , na produção de hortigranjeiros e derivados de cana (cachaça artesanal de alambique, principalmente).

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí/Kindermann é superado em casa pelo Santos

As Leoas entraram em campo nesta tarde de sábado (20), no Estádio Salézio Kindermann para enfrentar o Santos, em partida

20/04/2024

Avaí leva gol no fim e é superado em Ponta Grossa

Na noite desta sexta-feira (19), o Avaí fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O Leão da

19/04/2024