A homenagem no jogo diante do Santos, neste sábado (22/08), no estádio Villa Belmiro, será para o município de União do Oeste que fica no Oeste do Estado de Santa Catarina. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que retrata a cidade.
União do Oeste tem cerca de 2.700 habitantes e sua instalação foi em 1º de junho de 1989.
Os municípios limítrofes são Jardinópolis, Quilombo, Coronel Freitas, Águas Frias, Pinhalzinho e Sul Brasil. A distância de União do Oeste até a capital Catarinense é de 625 quilômetros. Sua área territorial tem 93,058 km² e o seu clima é Mesotérmico úmido.
HISTÓRIA
A colonização da comunidade iniciou por volta de 1947, com a vinda dos primeiros colonos oriundos do Estado vizinho, Rio Grande do Sul, com objetivo de encontrar novas terras para cultivo.
A descendência dos colonizadores era italiana, alemã e polonesa, porém muito antes, a comunidade era povoada por caboclos.
O solo é caracterizado como sendo de uma cor escura, muito fértil, próprio para produção agrícola, sem contar no fator água, encontrado em abundância tanto para consumo humano, de nascentes e lençóis d’água, como riachos e afluentes (sangas) para consumo animal.
Através da Lei Estadual nº 4.137 de 18 de janeiro de 1968, foi criado o distrito de São Luis, até então pertencente ao município de Coronel Freitas.
O nome União do Oeste surgiu devido a um acordo de lideranças das comunidades de São Luis e Jardinópolis. A Lei Estadual 1.104/88 criou então o Município de União do Oeste.
O Município tem sua economia voltada para as atividades agrícolas como a produção e cultivo de milho, soja, feijão e fumo. Também tem parte de suas atividades econômicas voltadas para a bovinocultura, avicultura, suinocultura, indústrias moveleiras, têxtil, comerciarias e pequenas empresas prestadoras de serviços.