Homenagem a Vargeão

Postado por: André Palma Ribeiro

A homenagem no jogo diante do Corinthians, neste domingo (16/08), no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), será para o município de Vargeão que fica na Microrregião do Alto Irani, no Oeste do Estado de Santa Catarina. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial que retrata a cidade.

Vargeão tem cerca de 3.600 habitantes e foi instalado em 21 de abril de 1964 (51 anos). Os municípios limítrofes são Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Passos Maia, Abelardo Luz e Ipumirim. A distância de Vargeão até a capital Catarinense é de 516 quilômetros. Sua área territorial tem 166,450 km² e o seu clima é Mesotérmico úmido, com temperatura média de 17°C.

HISTÓRIA

Vargeão teve seu início por volta de 1938, através da Colonizadora Cruzeiro, onde chegaram os primeiros colonizadores oriundos do Rio Grande do Sul em busca de terras férteis. A grande várzea existente no local deu origem ao nome Vargeão.

O primeiro colonizador que chegou foi Fortunato Danielli com seus filhos Jacinto e Mamante, posteriormente vieram suas famílias. Fixaram residência também, Isidoro Fiorini e sua esposa Helena, a qual foi a primeira mulher que aqui chegou. Ainda João Batista Berté e seus filhos. Em seguida as famílias Danielli, Frozza, Basso, Pavan, Capelina, Assolini e outras que iniciaram o desbravamento e em seguida a colonização da região.

A população nessa época, constituía-se, quase que na sua totalidade de descendentes italianos e assim, ficou como língua predominante o italiano.
Com o desenvolvimento e o progresso em 1959, a Vila era elevada à categoria de Distrito, passando a pertencer ao município de Faxinal dos Guedes.
Em 16 de março de 1964, através da Lei Estadual n° 954, foi criado o Município de Vargeão e sua instalação definitiva se deu em 21 de abril do mesmo ano.

camisa vargeão

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí/Kindermann é superado em casa pelo Santos

As Leoas entraram em campo nesta tarde de sábado (20), no Estádio Salézio Kindermann para enfrentar o Santos, em partida

20/04/2024

Avaí leva gol no fim e é superado em Ponta Grossa

Na noite desta sexta-feira (19), o Avaí fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O Leão da

19/04/2024