HOMENAGEM A XAVANTINA

Postado por: André Palma Ribeiro

Em continuação à ação de homenagear os municípios catarinenses, o Avaí homenageia nessa quinta-feira (6), na partida contra a Chapecoense, no primeiro jogo do hexagonal, na Ressacada, a cidade de Xavantina.

Xavantina, localizada no oeste catarinense, está a 520 km de distância da capital do Estado, contém aproximadamente 4.316 habitantes, segundo último senso do IBGE/2010. Neste ano, no dia 2 de fevereiro, o município completou 50 anos de emancipação político administrativa.

Em 13 de dezembro de 1963, através da Lei Estadual nº 945 foi criado o Município de Xavantina. No ano seguinte, em 02 de fevereiro de 1964, ocorre a instalação do Município. Foi nomeado como 1º Prefeito, o Senhor Octávio Urbano Simon.

Sobre Xavantina

Em 1920 iniciou-se o povoamento da localidade de Anita Garibaldi, com a chegada dos primeiros imigrantes de origem ítalo-brasileira procedentes do Rio Grande do Sul, se estabelecendo sobre o traçado original dos lotes da colônia Rio Branco.

Esta colonização se estruturou ao longo da estrada de ferro, recém construída, vinda de São Paulo em direção ao Rio Grande do Sul, por intermédio de empresas colonizadoras particulares.

Dentre os maiores fatores do povoamento podemos destacar a construção da ferrovia que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul; a grande quantidade de madeira existente, bem como o pinheiro brasileiro e a boa qualidade do solo para a prática da agricultura (para a mentalidade da época), pois estudos realizados demonstram que o solo é indicado para a preservação da flora e fauna, na sua maioria, formação de pastagens a agricultura em pequenas áreas.

A economia do município é fortemente ligada a agropecuária, sendo que a cidade detém o título de “Maior Produtor Per Capita de Suínos do Brasil”.

Camisa em homenagem à Xavantina

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Leão se reapresenta e inicia preparação para o confronto contra o Goiás

O Avaí se reapresentou nesta tarde de segunda-feira (21). O elenco iniciou a preparação para o confronto contra o Goiás.

Confira a agenda de jogos da Raça da Base

As categorias de base do Avaí têm jogos marcados para ocorrer ao longo desta semana, pelo Campeonato Catarinense e o

21/05/2024