Homenagem ao município de Erval Velho

Postado por: Rafael Xavier dos Passos

Abrindo o ano das homenagens, o clube reverencia no jogo diante do Joinville o município de Erval Velho. Os goleiros avaianos estarão vestidos com uma camisa especial em homenagem à cidade situada no Oeste Catarinense.

Mais sobre Erval Velho

O atual município de Erval Velho, teve como seus primeiros moradores, os senhores: Cel. Honorato Vieira, Cel. Zeferino Cândido Bittencourt, Major Sátiro Bittencourt e as Famílias Bello e Pires. Estas famílias descendentes de italianos, vieram do vizinho Estado do Rio Grande do Sul. Fixaram-se na região em meados de 1870, às margens do Rio Erval. Nos primórdios tempos foi habitado por silvícolas da Tribo Bororós, conforme vestígios arcanos aqui encontrados.

Quando aqui chegaram formaram um povoado e construíram uma capela que tinha como padroeiro São Sebastião. Conforme constatado, nas primeiras famílias a imigrarem para a região, seus patriarcas ornavam-se por pré-nomes militares, razão esta que certamente influenciou na construção de uma capela em honra a São Sebastião, tendo sido este um Mártir Santo guerreiro do Imperador Diocesano. O pequeno povoado recebeu o nome de São Sebastião do Erval, posteriormente Arco Verde, devido a grande quantidade de ervais (erva-mate) existentes na região.

Erval Velho, em seus anos de colonização, também conheceu a prolongada Questão do Contestado, a chamada “Guerra Sertaneja”. Em vários locais do Município o Monge “São João Maria”, como era chamado, passou peregrinando, deixando muitos vestígios de cura e fé nos seus devotos.
No ano de 1881, o povoado foi elevado à categoria de Distrito de Campos Novos, com o nome de Erval Velho.
No dia 20 de janeiro de 1950, a capela de São Sebastião, passou a categoria de paróquia, desmembrando-se do município de Campos Novos.

O município foi instalado em 27 de julho de 1963, criado pela Lei Nº 889 de 18 de junho de 1963. Comemora-se o dia do Município em 18 de junho.
A vila de Erval Velho passou a categoria de município, desmembrando-se do município de Campos Novos, tendo como primeiro prefeito o Sr. José Zeferino Pedrozo, nomeado pelo então Governador Ivo Silveira.

camisa erval velho

             

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

RH do Avaí contrata para a Central de Sócios

O Departamento de Recursos Humanos do Avaí Futebol Clube publicou na manhã desta quinta-feira (11), que está com processo seletivo

12/04/2024

Parabéns Federação Catarinense de Futebol pelos seus 100 anos

O Avaí Futebol Clube cumprimenta a Federação Catarinense de Futebol pela passagem do seu 100º aniversário de fundação (12/04). A entidade

12/04/2024