Homenagem ao município de Irani

Postado por: André Palma Ribeiro

O município de Irani, no Oeste do Estado, será homenageado nesta sexta-feira, dia 16, no jogo diante do Ceará na Ressacada. A cidade que completará 50 anos de história no dia 11 de setembro. Irani tem 9.534 habitantes e está a 477 km de Florianópolis.

A história de Irani

O território de Irani começou a ser desbravado e ocupado em meados do século XIX por fazendeiros oriundos do Rio Grande do Sul. Era uma extensa área à margem do Rio do Peixe, disputada pelos estados de Santa Catarina e do Paraná e também pela Argentina.

Por causa desses e de outros fatores históricos, estourou em 1912 a Guerra do Contestado, iniciada com a chamada Batalha do Irani, que custou a vida de milhares de pessoas, entre sertanejos e militares, espalhando o pânico em grande parte da região.

O município de Irani tem um monumento em forma de cruz erguido no centro da cidade e outro próximo ao cemitério onde estariam os restos mortais dos combatentes da primeira batalha em lembrança às milhares de vítimas da Guerra do Contestado.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Blog da Gestão #12 – Que venha o mata-mata

Olá, Nação Avaiana. Vencemos e estamos classificados! Na tarde deste sábado (2) superamos mais um desafio e agora vamos com

03/03/2024

Avaí vence em Concórdia e avança no Catarinense 2024

Na próxima fase, o Avaí enfrenta o Joinville, em partidas de ida e de volta. A decisão (partida de volta)

02/03/2024