Homenagem ao tetracampeonato

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí irá homenagear no jogo diante do Atlético-GO, nesta terça-feira, dia 30 de julho, os atletas tetracampeões estaduais de 1942 a 1945. Os nomes dos heróis que conquistaram a maior sequência de títulos do Leão no Estado estarão estampados nas camisas dos jogadores que enfrentarão o time goiano pela Série B.

Esta é a quinta homenagem da série que retratará as conquistas históricas nos 19 jogos em casa no Campeonato Brasileiro de 2013. A cada partida, o time relembra um título marcante do Leão da Ilha. A ação faz parte da programação oficial dos 90 anos do clube que será divulgada integralmente em breve.

Vestiram a camisa do Leão nos títulos de 1942, 1943, 1944 e 1945: Adolfinho, Fateco, Chocolate, Diamantino, Lebetinha, Aldo Nunes, Filipinho, Bráulio, Saulzinho, Nizeta, Tião, Naldi, Loló, Procópio, Amorim, Henrique, Magno, Beck, Zacchi, Tavinho e Jacinto.

CAMPEONATO CATARINENSE DE 1942

O Avaí goleou o Hercílio Luz por 6 a 1 e enfrentaria o América de Joinville na final, que após confirmar presença na decisão, não compareceu ao estádio Adolfo Konder, alegando que 3 jogadores seus estavam de sobreaviso no Exército, devido à 2ª Guerra Mundial e não poderiam disputar a partida naquele 4 de outubro de 1942. Como o América desistiu da partida, o Avaí venceu por WO a 0 e se tornou campeão catarinense.

BICAMPEONATO CATARINENSE DE 1943

Após empatar com o Blumenauense, em Blumenau, por 2 a 2, e vencer em Florianópolis, por 5 a 0, novamente Avaí e América ficaram frente a frente para a disputa do título catarinense. Após perder o 1º jogo em Joinville por 3 a 1, o Avaí massacrou o América em Florianópolis, com o final da partida apontando o placar de 7 3 para a equipe azurra. Como cada equipe venceu um jogo, foi necessária uma prorrogação e o novo massacre avaiano aconteceu, dessa vez pelo placar de 7 a 0. Assim, marcando 14 gols na grande final, o Avaí se tornou bicampeão catarinense no dia 23 de janeiro de 1944, portanto, no ano seguinte à competição.

TRICAMPEONATO CATARINENSE DE 1944

Após perder para o Palmeiras, em Blumenau, por 5 a 4, na final da Fase Sul, o time azurra não tomou conhecimento do adversário no jogo de volta, disputado em Florianópolis, no estádio Adolfo Konder. O Leão aplicou 11 a 1 na equipe blumenauense, 10 a 1 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação. Este foi o primeiro jogo de futebol (11 de fevereiro de 1945) transmitido em cadeia de rádio no Estado pelas emissoras: Clube de Blumenau e Guarujá de Florianópolis. A final foi disputada contra o Marcílio Dias. Em Navegantes, o Leão fez 2 a 1 no jogo de ida. Na volta, conquistou o tricampeonato estadual ao vencer o Marinheiro no estádio Adolfo Konder por 5 a 3 no dia 25 de fevereiro de 1945.

TETRACAMPEONATO CATARINENSE DE 1945

Após perder para o Carlos Renaux, em Brusque, pelo placar de 3 a 1, o Avaí goleou a equipe brusquense pelo placar de 7 a 3 no dia 13 de janeiro de 1946. O resultado garantiu o Leão na final do campeonato catarinense de 1945. A decisão foi novamente contra um time de Joinville, mas dessa vez o adversário foi o Caxias. O Avaí perdeu em Joinville pelo placar de 2 a 0, mas de forma acachapante, goleou o Caxias na final pelo placar de 7 a 2 no tempo normal e 2 a 0 na prorrogação, garantindo dessa maneira o tretacampeonato catarinense, feito inédito até então em Santa Catarina. A decisão ocorreu no dia 17 de fevereiro de 1946, no estádio Adolfo Konder.

ADQUIRA A SUA CAMISA DOS CAMPEÕES

As camisas serão comercializadas sob encomenda na loja Avaí Store, na Ressacada, ou pelo telefone e e-mail: (48) 3216-7349 e avaistore@avai.com.br. Para fazer as encomendas é preciso repassar os seguintes dados: tamanho da camisa, número e o nome do jogador homenageado. O valor é R$ 169,90.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí é superado pelo Brusque em Criciúma

Em partida realizada na tarde deste sábado (24), o Avaí foi superado pelo Brusque, em Criciúma-SC, em disputa válida pela

24/02/2024

Blog da Gestão #12 – Grande Vitória

Olá, Nação Avaiana!  As camisas criadas para celebrar a grandeza da história do Avaí Futebol Clube chegaram! Dou essa notícia

24/02/2024