Homenagem aos Campeões de 97

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí prestará homenagem no jogo diante do Sport, no dia 8 de outubro, na próxima terça-feira, aos atletas campeões catarinenses de 1997. Os nomes dos jogadores da equipe na época estarão estampados na parte de trás das camisas do atual elenco que enfrentará o time de Recife pela 28ª rodada, da Série B.

Esta é mais uma homenagem da série que está retratando as conquistas históricas nos jogos em casa durante o Campeonato Brasileiro de 2013. A ação faz parte da programação oficial dos 90 anos do clube.

O elenco do Leão da Ilha no campeonato catarinense de 1997 era formado pelos seguintes jogadores: Carlão, Rudimar, Denis, Cedenyr, Itá, Viola, Cláudio, Raul, Altair, Fabiano, Evandro Guimarães, Evandro, Régis, Dirlei, Belmonte, Ney, Roberto Cavalo, Helton, Marcelo Vidal, Fantick, Claudiomir, Dão, Jacaré, Eliandro, Sandro Silva, Luis Carlos Gaúcho, Neto, Diego, Arthur, Pirilo e Décio Antônio.
Comissão técnica: Gonzaga Milioli, Décio Antônio, Stélio Serafim, Marcelo Nunes, Nilsão, Duca, Pereirinha, Dr. José Carlos Cardoso, Izazé e Báu. Diretoria: Flávio Félix, Lourival Amorim, Ronaldo Hipólito, João Carlos Dias e Vilmar Reinert.

O Campeonato Catarinense de 1997
No primeiro turno o Avaí terminou a fase de grupos em primeiro lugar com 16 pontos. O quadrangular final teve também a participação das seguintes equipes: Atlético Alto Vale, Blumenau e Chapecoense.
Quando enfrentou o time da Chapecoense na final do primeiro turno o Avaí empatou o primeiro jogo em 2 a 2 e venceu em casa por 2 a 1 sangrando-se campeão do primeiro turno e garantindo um lugar na finalíssima do campeonato.

No returno o time avaiano terminou em 5º colocado com 13 pontos, ficando fora do quadrangular final do 2º turno, que foi composto pelas equipes: Chapecoense, Figueirense, Joinville e Tubarão.
O Tubarão levou a melhor na final contra o Joinville, ganhando assim o direito de disputar com o Avaí o título do campeonato catarinense.

O último jogo da final ficou programado para acontecer na Ressacada, aproveitando-se disso, o Avaí deixou para decidir tudo em casa após empate de 0 a 0 em Tubarão.

Diante de aproximadamente 22.850 torcedores, no dia 22 de junho de 1997, o Avaí venceu um difícil jogo por 2 a 0, tendo o atacante Jacaré como o herói da noite, marcando os dois gols. Estes dois tentos marcados na final consagraram também o atacante a artilheiro da competição, com 13 gols, ao lado do atleta Luiz Carlos, do Joinville.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Açaí do Avaí chega ao Hiper Select do Rio Tavares

Na noite do dia 19 de março, aconteceu o lançamento oficial do Açaí do Avaí no mercado Hiper Select, do

24/03/2025

Avaí Campeão Catarinense 2025: Confira a galeria de fotos da premiação

Logo após o apito final de Avaí 1×1 Chapecoense, teve início a comemoração do Avaí pela conquista do título de

24/03/2025