Homenagem aos títulos e campeões

Postado por: André Palma Ribeiro

O Avaí dá início, no jogo contra o Guaratinguetá, a uma homenagem especial e que envolve diretamente a sua história. Uma idéia que vai retratar a supremacia avaiana no Estado, os protagonistas dela e os primórdios do futebol catarinense. A ação também faz parte da programação dos 90 anos do clube que será conhecida em breve.

Nos 19 jogos em casa do Campeonato Brasileiro da Série B, os jogadores vão expôr na camisa os nomes dos atletas campeões. A cada partida, o time irá relembrar um título marcante do Leão da Ilha.

A ação visa a valorização das conquistas e títulos do Avaí Futebol Clube, além das taças obtidas pela categoria de base e pelas demais modalidades esportivas.

Nesta terça-feira, acontece a primeira ação e a homenagem será ao título de Campeão Catarinense Invicto de 1924. Na época, o elenco dos times de futebol era enxuto. Portanto, apenas 13 jogadores vestiram a camisa azul e branca naquele campeonato.

Serão reverenciados os atletas: Boos (goleiro), Zanzibar, Loureiro, Zequinha, Mambrini, Joel, Maciel, Accioly, Botafogo, Zé Macaco, Carlos Pires, Jayme e Arnaldo.

O título estadual invicto de 1924

Depois do vice-campeonato do Torneio Início, o Avaí disputou o Campeonato da Cidade, válido também como estadual. O Campeonato Catarinense de 1924 foi disputado por 5 equipes:

Avaí Futebol Clube
Clube Atlético Florianópolis
Externato Futebol Clube
Internato Futebol Clube
Trabalhista Futebol Clube

O campeonato de 1924 foi disputado em turno único, com todos jogando entre si e com todas as partidas sendo realizadas no campo do Ginásio Catarinense, hoje Colégio Catarinense.

O Figueirense, então vencedor do Torneio Início, chegou a disputar dois jogos contra Internato e Externato, mas foi punido pela Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres com a perda de pontos devido à inscrição irregular de atletas, retirando-se da competição.

O Avaí tornou-se campeão invicto com 3 vitórias e um empate, marcando 10 gols e sofrendo cinco, em título reconhecido posteriormente pela Federação Catarinense de Futebol.

20/7/1924 – Avaí 2 x 1 Internato
4/8/1924 – Avaí 3 x 1 Trabalhista
28/9/1924 – Avaí 2 x 2 Externato
12/10/1924 – Avaí 3 x 1 Atlético Florianópolis

Classificação final:

1º – Avaí
2º – Trabalhista
3º – Internato
4º – Externato
5º – Atlético Florianópolis

A última partida do Avaí foi contra o Clube Atlético Florianópolis, em jogo revestido de grande animação e ansiedade entre os amantes do” football” da capital.

O primeiro e segundo times das duas equipes jogaram no dia e segundo relatos do jornal O Estado, o “importante jogo” foi vencido pelo “invencível azul e branco”, com o time principal vencendo por 3 a 1 e o segundo time por 2 a 0.

Com a vitória avaiana, a diretoria do clube recebeu congratulações de todos os tipos, inclusive recebendo um telegrama da Diretoria do Clube Náutico Riachuelo (Equipe de Remo), cujo o texto reproduzimos abaixo:

“Fpolis, 12/10/1924. Ao denodado campeão de 1924, o do remo em 1923 apresenta felicitações pela brilhante vitória alcançada pelo distinto clube na partida de hoje

Diretoria do Riachuelo”.

(Fontes: Blog Memória Avaiana, Spyros Diamantaras, Felipe Mattos, Adalberto Klüser e jornal O Estado, 10 e 13/10/1924.)

Zanzibar será um dos atletas lembrados pelo título de 1924. Arte: Guilherme Sauthier/Avaí FC

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Série B 2024: Serviço de jogo e promoções para Avaí x Goiás-GO

Vamos lotar a Ressacada com a Raça toda! Nesta segunda-feira (27), o Time da Raça tem um encontro marcado com

25/05/2024

Avaí e Rotary Clube Florianópolis assinam Termo de Cooperação

O instrumento jurídico tem por finalidade ampliar as ações conjuntas que as entidades já vêm realizando em prol da sociedade.

24/05/2024