Homenagem do Avaí à colônia japonesa

Postado por: André Palma Ribeiro

Homenagem do Avaí à primeira colônia japonesa de Santa Catarina                           Foto: Divulgação / Avaí FC

O Avaí, além de participar da campanha 72 mil Tsurus pela Paz na noite deste domingo (6) diante do Santos, empate em 0 x 0, no Estádio da Ressacada, com a entrega aos torcedores de Tsurus pela Paz, homenageou a primeira comunidade japonesa de Santa Catarina, em Frei Rogério, Meio-Oeste do Estado, com a entrega de camisas que simbolizaram os 72 anos da passagem do ataque nuclear contra Hiroshima e Nagasaki, na 2ª Guerra Mundial.

O presidente Francisco José Battistotti entregou uma camisa com o número 72 e personalizada com o nome da cidade de Nagasaki, a Naoki Ogawa, filho de Wataro Ogawa, sobrevivente do ataque atômico e que hoje reside em Frei Rogério. Acompanhavam o pai Naoki, os jovens Artur e Lincon, netos do senhor Wataro. O atleta Toshi, que é natural de Tóquio, também participou da solenidade e entregou uma camisa com o mesmo número, simbolizando os anos que se passaram desde os ataques, personalizada com o nome de Hiroshima, ao prefeito de Frei Rogério, Jair da Silva Ribeiro, que estava acompanhado do vice-prefeito Rogério Machry.

O evento deste domingo foi uma iniciativa da “Ação do Bem 1000 Tsurus por 1 Desejo”, criada em Campo Grande (MS) em homenagem às vítimas de Okinawa, Hiroshima e Nagasaki e em apoio à extinção das armas nucleares no mundo. A iniciativa 72 mil Tsurus pela Paz tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da paz, não somente por meio da ausência de guerras, mas também por meio da paz interior e viver em harmonia.

As aves-símbolo da paz, boa sorte, saúde, longevidade e esperança serão entregues em jogos oficiais da Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. A entrega também foi realizada em quatro cidades do país oriental: Saitama, Okinawa, Hiroshima e Nagasaki, as duas últimas vítimas dos únicos ataques com bombas nucleares contra civis nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.

“Não é só dobrar um papel, é muito mais que isso. É reunir famílias, amigos e fazer novos amigos. É deixar o celular de lado por alguns minutos e se concentrar em pensar em boas coisas, sem reclamar. É você repensar nos seus sonhos de vida e na capacidade que você tem de aprender e de realizar qualquer coisa que se proponha a fazer. Sempre passo a passo, dobra por dobra você chega lá”, destacou Lígia Oizumi, idealizadora da campanha.

Nos estádios de futebol, a entrega representa não somente uma homenagem às vítimas das bombas nucleares no Japão há 72 anos, mas também conscientizar a todos pela paz nos estádios, diante das últimas notícias lamentáveis de mortes de torcedores envolvidos em confrontos. Além de Avaí 0 x 0 Santos e Coritiba 2 x 0 Chapecoense, neste domingo, ainda serão entregues Tsurus pela Paz nos jogos do dia 10/08, Santos x Atlético-PR e do dia 13/08, Santos x Fluminense.

FREI ROGÉRIO

Em Frei Rogério, no Núcleo Celso Ramos, na primeira comunidade de imigrantes japoneses em Santa Catarina, foi erguido o Parque Sino da Paz, que relembra o episódio das bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, na 2ª. Guerra, uma homenagem às vítimas e seus sobreviventes.

No parque, foi construído um monumento que abriga um sino de bronze que tem mais de 400 anos. Um presente do governo do Japão para o nosso país. Em todo o mundo só existem três sinos iguais a este, sendo um na sede da ONU, outro em Hiroshima e este em Frei Rogério.

Em Frei Rogério esta catástrofe foi transformada pelos sobreviventes em uma história de recomeço e difusão da paz.  Cada pessoa que passa pelo Parque do Sino da Paz leva consigo uma semente e tem o dever de fazê-la germinar.

Lincon e Artur Ogawa registraram a passagem com o Mascote Leão da Ilha       Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC
O atacante Toshi, natural de Tóquio, também foi requisitado pelos meninos Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC
Voluntárias estiveram no gramado após distribuir Tsurus aos torcedores Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

RH do Avaí com três vagas abertas

O Departamento de Recursos Humanos do Avaí informa que neste momento estão disponíveis 03 (três) editais com vagas para os

04/03/2024

Blog da Gestão #12 – Que venha o mata-mata

Olá, Nação Avaiana. Vencemos e estamos classificados! Na tarde deste sábado (2) superamos mais um desafio e agora vamos com

03/03/2024