Ídolos participam de mesa redonda em Seminário da base

Postado por: André Palma Ribeiro

O Seminário Interno das Categorias de Base do Avaí teve continuidade na manhã desta quinta-feira (02), na Ressacada. Uma mesa redonda com Belmonte, Décio Antônio e Balduino, ídolos da torcida Avaiana, foi realizada para os membros das comissões técnicas da base avaiana. Logo em seguida, Joceli dos Santos, Diretor de Futebol, palestrou para todos com o tema “Os bastidores do Time de Monstrão”. Por fim, foi aberta a discussão sobre os temas abordados, oportunizando o debate e troca de ideias.

O mediador da mesa redonda foi o Coronel José Cordeiro Neto, coordenador administrativo da base. Estiveram presentes, além dos membros das comissões técnicas, Diogo Fernandes, Coordenador das Categorias de Base, Flávio Roberto, Coordenador Técnico, e o presidente do clube, Francisco José Battistotti.

Durante a mesa redonda, logo após a apresentação individual de cada participante, temas direcionados foram discutidos.
Quando o tema foi “as mudanças no futebol da época em que jogavam até hoje”, Belmonte foi pontual. “O futebol era mais cadenciado. O jogador pensava mais nas jogadas para depois tocar para seu companheiro. Hoje é tudo muito rápido”, disse.

Para Décio Antônio, o futebol na época deles era como música. “Jogávamos quarta e domingo. E treinávamos muito ainda. Hoje percebo que falta para alguns atletas treino técnico”, destacou.

Balduino registrou que o futebol evoluiu em tudo, mas que pode evoluir mais nas estratégias de jogo. “É possível crescer taticamente. Hoje os clubes têm muita estrutura para treinamento, coisa que antigamente não tínhamos. Me parece que falta então evoluir nos treinamentos e aplicações táticas”, opinou.

Em seguida, o tema foi a “transição do atleta da base ao profissional”.
No debate, ficou claro que os três pensam semelhantes, no sentido de que no tempo deles inexistia qualquer aproximação da base com o futebol profissional.

“Existia um distanciamento da base e o profissional. Hoje tem essa aproximação e isso é muito importante. O clube não olhava para a base. Os treinadores do profissional não olhavam. Não havia planejamento para subir um atleta. Hoje fico feliz em ver que está sendo oportunizado aos profissionais da base e aos atletas esta metodologia de integração total. A distância que existia está se acabando e isso é prazeroso para quem trabalha na formação dos atletas de base”, disse Belmonte.

Décio Antônio também registrou que poderia haver hoje mais preliminares nos jogos do profissional. Por sua vez, Balduino registrou que a valorização de um atleta da base passa por utiliza-lo não só em preliminares, mas também em treinamentos com a equipe profissional e em jogos.
O último tema em debate foi “A demissão dos treinadores quando o resultado não vem”.

Para estimular os participantes, Coronel Neto citou a recente demissão de Rogério Micale do comando técnico da Seleção Brasileira e abriu o debate.

Para Belmonte, “não existe nos clubes uma metodologia de trabalho. Infelizmente esse é o nosso futebol. Se perder, está fora. Pode ser um profissional vitorioso, mas se perder isso (ser vitorioso) não vale nada”, comentou.

No entendimento de Décio Antônio, o problema pode estar no comando do clube, e não do time. “Muitas vezes quem comanda (presidente) não entende de futebol. É por isso que essas mudanças repentinas acontecem. Aconteceu isso comigo e com o Belmonte aqui no Avaí na nossa época. Tínhamos um bom trabalho. Revelamos atletas que hoje estão pelo mundo, mas quando mudou o presidente, o novo presidente (naquela época) trocou todo mundo”, lembrou.

Por sua vez, Balduino entende que “o presidente do clube tem que dar apoio aos profissionais da base. O resultado final não deve ser o título, mas sim revelar atletas e ter o apoio da diretoria na sequência do trabalho e da filosofia de jogo. Se o título vier, ótimo! Mas o que importa mesmo é a sequência na filosofia de trabalho”, concluiu.

Após os debates, o presidente do Avaí, Battistotti, fez a entrega dos Certificados de participação no Seminário das Categorias de Base do Avaí Futebol Clube.

FOTOS Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

JOCELI DOS SANTOS E O TIME DE MONSTRÃO

Ainda como parte da programação matinal do Seminário, quem palestrou foi Joceli dos Santos, Diretor de Futebol. O tema de sua palestra foi “Os bastidores do Time de Monstrão”.

“Para falar dos bastidores, preciso falar como foi a minha chegada ao Avaí. Cheguei no Avaí, onde o discurso era brigar para não cair. Mudei isso e disse que o Avaí iria brigar para subir. Conversamos com o grupo de forma individual e aos poucos fomos unindo todos. O nosso acesso não é do Joceli ou do presidente. É de todos. Da união com as categorias de base, com os funcionários, enfim, de todos”, destacou Joceli.

Joceli também destacou que a filosofia do clube é valorizar a sua base. “O Avaí sem a base não é nada. A base é o alicerce do Avaí. É o nosso futuro!”, finalizou sendo aplaudido no auditório do estádio da Ressacada.

PROGRAMAÇÃO SEGUE
No período da tarde, novas palestras e atividades serão realizadas.

Confira abaixo a programação completa:

SEMINÁRIO DA BASE 2017
(Auditório do estádio da Ressacada)

DATA: 02/03 (quinta-feira)

Horário Palestrante Função Tema
13:30 h Palestra 3 Claudinei Oliveira – Treinador Profissional Avai F.C. Modelo de jogo e modelo sistêmico de treinamento
15:00 h Planejamento das Categorias Local: Sala da Comissão Técnica Pré-temporada, competições e definição de data de amistosos

DATA: 03/03 (sexta-feira)

Horário Palestrante Função Tema
08:30 h Brainstorming Sugestões para melhorias da base e debater seminário de integração
10:00 h Coffee brack
10:30 h Palestra 4 Betão – Zagueiro Profissional do Avai F.C. O que o atleta espera de sua Comissão Técnica
12:00 h Almoço
13:30 h Palestra 5 Marco Antônio Martins – Pres. ANAF e Sind. Arb. SC Atualização da Regra do Futebol
15:00 h Palestra 6 Rui Guimarães – Comentarista Rádio Guarujá Conta sua experiência como treinador e causos da bola

DATA: 04/03 (sábado)

Horário Palestrante Função Tema
08:30 h Planejamento das Categorias Local: Sala da Comissão Técnica e auditório Definição dos treinos (primeiros 15 dias)
10:00 h Coffee brack
10:30 h Palestra 7 Rodrigo Faraco – Comentarista CBN Diário Relação dos profissionais do futebol com a imprensa

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Números na história de Avaí x Caravaggio

Na história – Avaí e Caravaggio-SC jamais se enfrentaram na história. Primeiro jogo – Será em 22 de janeiro de

21/01/2025

Catarinense 2025: Arbitragem para Caravaggio-SC x Avaí, pela 3ª rodada

A Federação Catarinense de Futebol divulgou a arbitragem para a partida Caravaggio x Avaí, válida pela 3ª rodada do Campeonato

21/01/2025