Aberta a Jornada Médica do Avaí

Postado por: André Palma Ribeiro

A Meniscopatia do Atleta de Futebol foi a tônica da primeira mini conferência da 2ª Jornada do Departamento Médico do Avaí Futebol Clube e da 5ª Jornada Litoral de Cirurgia do Joelho. O evento acontece na Ressacada neste sábado, dia 27. Médicos das regiões Sul e Sudeste discutem o tema “O Joelho Degenerativo do Atleta de Futebol”.

O médico Luiz Fernando Funchal, coordenador de Saúde Desportiva do Avaí, fez a abertura oficial da jornada. Em seguida, ocorreu a apresentação do Dr. Sandro Costa, ex-médico da base do Internacional, que expôs o case da jogadora de vôlei de praia Juliana que em 2008 passou por um processo de recuperação do joelho. Dr. Sandro palestrou sobre os riscos e benefícios da meniscectomia.

A palestra seguinte coube ao Dr. Fábio Krebs que explicou sobre os riscos e benefícios da sutura meniscal, procedimento que faz parte da cirurgia e recuperação do joelho do atleta. Dr. Fábio é o atual coordenador do Instituto da Medicina do Esporte do Grêmio e o coordenador médico da sede Porto Alegre para a Copa de 2014.

O médico elogiou a jornada promovida pelo Avaí e prometeu levá-la para o Grêmio. “É preciso exaltar e reconhecer este evento realizado pelo Avaí que reúne profissionais da área médica e dá a oportunidade para discutirmos as ações do dia a dia. Além disso, cada um pode passar um pouco de suas experiências práticas. Vou sugerir ao Grêmio que faça o mesmo tipo de evento”, afirmou Dr. Fábio Krebs.

A manhã de debates foi finalizada com a exposição do tema “O que aprendi na Meniscopatia do Atleta”, através do médico gaúcho João Fernando Pozzi, especialista em Ortopedia e Traumatologia.

As jornadas têm o apoio do Avaí Futebol Clube, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE) e da APSEN Farmacêutica.

PROGRAMAÇÃO DA TARDE:

Mini Conferência: Condropatia no Atleta de Futebol: O que fazer? Como fazer? Quando fazer?

14h às 14h20 – Condropatia: Atleta da Categoria de Base – Dr. Sandro Costa
14h20 às 14h40 – Condropatia: Atleta Profissional – Dr. Fábio Krebs
14h40 às 15h – Condropatia do ex-Atleta Profissional – Dr. João Fernando Pozzi
15h às 15h30 – Discussão
15h30 às 16h – Simpósio APSEN/Arpadol – Dr. Luis Fernando Funchal
16h às 16h30 – Intervalo
16h30 às 18h – Mesa Redonda Moderna
18h – Encerramento

Foto: Alceu Atherino
Dr. Fábio Krebs palestra sobre a sutura meniscal. Foto: Alceu Atherino
Foto: Alceu Atherino

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí se reapresenta e inicia preparação para enfrentar o Ituano

O Avaí se reapresentou nesta tarde de quarta-feira (29). O Leão iniciou a preparação para o confronto contra o Ituano

Central de Sócios fechada no feriado

Informamos que a Central de Sócios estará fechada para atendimento nos dias 30 e 31/05 e 1°/06, retornando ao expediente

29/05/2024