Médico Funchal fala em Simpósio na CBF

Postado por: André Palma Ribeiro

Luis Fernando Funchal falou sobre a importância do ligamento colateral medial            Foto: Divulgação / CBF

O médico do Avaí, Luis Fernando Funchal, fez palestra na manhã desta quarta-feira (25), no 3º Simpósio de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF). Único representante do Sul do país, Funchal foi eleito delegado da Região Sul (PR, SC e RS), na Comissão Nacional de Médicos do Futebol. Participam do evento cerca de 60 médicos de todo Brasil, representantes das séries A B e C

Funchal abordou em sua fala a importância do ligamento colateral medial (LCM) para o jogador de futebol. “Mostrei a experiência do nosso clube na abordagem desta lesão e apresentando novas perspectivas para melhores resultados com o tratamento. O Avaí está bem avançado neste trabalho de abordagem de várias patologias ligadas ao atleta profissional de futebol”.

O médico do Avaí recentemente organizou e realizou no Estádio da Ressacada a 9ª Jornada Médica do Departamento Médico do Avaí, com palestras e workshops. Presença, inclusive, o médico Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol. O Avaí é pioneiro neste tipo de trabalho, buscando a mobilização do departamento médico dos clubes para troca de experiências e informações.

Na manhã desta quarta-feira (25), no Simpósio, o trabalho do departamento médico da Seleção Brasileira foi o tema,  com a coordenação do preparador físico Fábio Mahseredjian, o médico Rodrigo Lasmar, o fisioterapeuta Ricardo Sasaki e o fisiologista Guilherme Passos apresentaram uma visão multidisciplinar sobre a área médica da equipe brasileira, do período pré-convocação ao campo de jogo.

A abertura do evento na segunda-feira foi do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, que discursou na abertura do 3º Simpósio de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol. O evento acontece durante estes três dias no auditório da sede da entidade, na Barra da Tijuca, e encerrado nesta quarta. Marco Polo exaltou o trabalho coletivo e o poder de realização das diretorias da Casa do Futebol.

“Aqui na CBF, nós trabalhamos em conjunto. Ninguém trabalha sozinho. Eu me reúno todos os dias com todos os departamentos. Isso torna tudo mais fácil. Há uma troca entre as diretorias. Esse debate constante sobre os vários assuntos nos leva para um crescimento do futebol brasileiro. Essa união dos médicos em torno da Comissão Nacional leva a um crescimento de todos da Comissão, da classe médica e também da CBF”, afirmou o presidente da CBF.

O presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, Jorge Pagura, agradeceu Marco Polo pelo tratamento dado ao evento, como uma marca de sua gestão. “Esse simpósio mostra o quanto a CBF está preocupada com a melhora da parte médica do futebol. As mudanças estão sendo feitas. A educação continuada é um dos pilares da qualificação e vai fazer com que todos nós possamos melhorar como profissionais”, completou.

 

A participação de cerca de 60 médicos das Séries A, B e C                              Foto: Divulgação / CBF

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Números na história de Avaí x Brusque

Na história – Avaí e Brusque se enfrentaram 97 vezes na história. O retrospecto aponta 42 vitórias do Leão da

16/01/2025

Catarinense 2025: Arbitragem para Brusque-SC x Avaí, pela 2ª rodada

A Federação Catarinense de Futebol divulgou a arbitragem para a partida Brusque x Avaí, válida pela 2ª rodada do Campeonato

16/01/2025