Funchal faz intercâmbio médico no Olympique Lyon

Postado por: André Palma Ribeiro

Bertrand recebeu a camisa do Avaí e o convidou a participar da Jornada Médica    Foto: Divulgação / Avaí FC

O médico Luís Fernando Funchal, chefe do Departamento Médico do Avaí, visitou esta semana o Olympique de Lyon e toda sua estrutura, onde foi recebido pelo médico Bertrand Sonnery-Cotted, consultor do clube francês. Na oportunidade em que fez a entrega de uma camisa oficial do Leão da Ilha, o médico Funchal fez convite para que Dr. Bertrand participe com uma palestra da Jornada Médica do Avaí, em novembro. A agenda de Dr. Bertrand está muito apertada e a confirmação ou não será informada depois.

Funchal participa de estágio na Lyon Scholl of Knee Surgery, numa iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ). Trata-se de um programa para médicos graduados, já com experiência, chamado “Cirurgie de Genou Sains Frontière”. Retorna ao país em meados de outubro.

“Estou feliz, pois tenho sido muito respeitado nas opiniões e apesar de divergências, na maioria das vezes cria excelente oportunidade de crescimento bilateral. Vejo que temos uma excelente medicina esportiva e opções de técnicas cirúrgicas. Realmente podemos evoluir, mas não tem como não dizer que, estamos e fazemos o certo. Estou aprendendo muito, mas com certeza deixando algo e uma excelente mensagem do nosso país e clube”, destacou Funchal.

A futura presença do Dr. Bertrand Sonnery-Cotted seria importante para valorização da Jornada Médica do Avaí.  Uma oportunidade para todos terem contato com alguém de grande experiência. Quando um atleta de topo se lesiona, é comum ouvir o nome do Dr. Bertrand Sonnery-Cotted. 

Aos 51 anos, esse cirurgião fez a operação dos ligamentos cruzados anteriores em grandes desportistas, entre outros o esquiador francês Tessa Worley, os jogadores Karim Benzema, Ederson e Rémy Vercoutre e o jogador de basquete Leo Westermann. 

O Olympique de Lyon faz parte da primeira divisão francesa, onde Dr. Bertrand é consultor, e ficou conhecido mundialmente por ter dominado a Liga Francesa durante quase uma década, ganhando o campeonato nacional por sete vezes consecutivas de 2001 a 2008, período em que o meia Juninho Pernambucano foi o seu grande ídolo e personagem das conquistas.

Mas a ida do médico Funchal não foi uma escolha, mas uma conquista que levou tempo para acontecer. Foi a partir de uma seletiva que envolveu currículo e desempenho acadêmico nas atividades da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho. Há um ano foi eleito delegado da Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e foi ainda presidente do Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia do Joelho.

Funchal em visita ao Olympique de Lyon                                                   Foto: Divulgação / Avaí FC
Centro Ortopédico que é parceiro do Olympique Lyon                                         Foto: Divulgação / Avaí FC  

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí fecha parceria com Zé Delivery para benefícios ao sócio do Leão

O Avaí Futebol Clube fechou uma parceria com o maior aplicativo de entrega de bebidas do Brasil. Agora, os sócios

21/06/2024

Leão da Ilha reapresenta e se prepara para partida que vale a liderança da Série B

O Avaí se reapresentou nesta tarde de sexta-feira (21) e iniciou a preparação para o confronto contra o América Mineiro.