A missão do Avaí na Província de Fukushima, no Japão, chegou ao fim neste domingo, dia 3 de março. Após duas semanas de trabalhos intensos, é hora de voltar para o Brasil. Foram 24 aulas de futebol proferidas aos jovens japoneses que tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais do esporte e trocar experiências. Ao todo, a comitiva esteve em 10 cidades e atendeu a 600 crianças.
Para Misaki Tsuruta, que coordena a área de Relações Internacionais do Avaí Futebol Clube, foi uma experiência única e produtiva. “Conseguimos repassar às crianças japonesas um pouco das técnicas do futebol que estão sendo executadas no Brasil. Além disso, levantamos a estima desse povo que passou por dificuldades após o terremoto de 2011.”
As últimas aulas foram desenvolvidas em Koriyama. Depois, a comitiva do clube assistiu ao treinamento do time profissional Fukushima United. Neste encontro, foram feitas reuniões com os técnicos da equipe japonesa que disputa a terceira divisão. No final, as comissões técnicas trocaram os uniformes, uma forma de guardar uma recordação desta experiência realizada na Ásia.
Por fim, o presidente do Fukushima United solicitou o empréstimo de um zagueiro e de um lateral-esquerdo da base avaiana. Eles deverão embarcar para o Japão no próximo mês.