A campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, do Ministério Público Federal, entrou em campo nesta quarta-feira (18), na Ressacada. Antes da partida, equipes de trabalho coletaram assinaturas para a lista de apoiamento da ação. A ideia é buscar penas mais severas, a devolução do dinheiro desviado e um sistema de justiça mais eficiente. Muitos torcedores aderiram à campanha preenchendo o cadastro no estádio.
Em todo o Brasil, o MPF tem como objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar uma lei de iniciativa popular com 10 medidas que visam combater a corrupção. O apoio dos times fará com que mais pessoas conheçam as medidas que buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.
Qualquer cidadão interessado em apoiar a causa pode procurar a unidade do MPF mais próxima para assinar a ficha de apoiamento ou imprimir a ficha a partir do site, coletar dados e assinaturas e depois entregar na sede do MPF. A íntegra das medidas e a ficha de assinatura estão disponíveis no site www.10medidas.mpf.mp.br.