Nota de Falecimento: Médico Cid Gomes

Postado por: Arthur Domingos

Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu nesta segunda-feira (1º), aos 93 anos, o médico Cid Gomes. O Dr. Cid nasceu em 24 de outubro de 1929 e em 1954 iniciou o curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná, seguido de uma pós-graduação em Pneumologia, no Rio de Janeiro. Foi médico do Avaí Futebol Clube na década de 1960.

O início da vida profissional aconteceu em Itajaí onde foi diretor do Centro de Saúde e um dos primeiros médicos do Hospital Marieta Konder Bornhausen. Em 1961, já casado com Lia Rihl Gomes, veio morar em Florianópolis, cidade na qual, além de médico, exerceu inúmeras outras funções na área da Saúde. Ao longo da carreira profissional, o Dr Cid Gomes foi professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina e ocupou vários cargos, como diretor da Vigilância Epidemiológica, diretor do Hospital Nereu Ramos, superintendente do Inamps, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde.

Além disso, sempre esteve envolvido em ações importantes da saúde catarinense. Nas décadas de 50 e 60 trabalhou intensamente do combate à tuberculose sendo um dos fundadores Associação de Combate à Tuberculose no estado. Em 1980, acompanhou a visita do cientista Albert Sabin a Santa Catarina para orientar e estabelecer critérios para o combate à poliomielite no estado. A partir da década de 90, quando começou a atender pacientes com HIV, tornou-se membro pesquisador do Conselho Nacional de Saúde.

A causa do falecimento foi falência cardíaca. O velório acontece nesta segunda-feira (1º) das 17h às 22 h, na loja maçônica Lauro Muller, situada à rua Abílio Silva, 304, no bairro Trindade, em Florianópolis. O sepultamento ocorre no Cemitério Jardim da Paz, nesta terça-feira (2), às 12h. O Avaí Futebol Clube manifesta sua solidariedade aos familiares.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Ressacada passa a utilizar biometria facial em todos os portões de acesso

Como parte do processo de modernização e digitalização do Avaí Futebol Clube, a partir desta sexta-feira (19), quando o Avaí

Sub-20 pronto para a última rodada do Campeonato Catarinense 

Pela manhã de hoje (18), a Raça da Base treinou no gramado sintético do CFA, em preparação para o confronto

18/07/2024