Novo gramado do CFA é show de bola

Postado por: André Palma Ribeiro

Novo gramado do CFA recebeu drenagem especial e piso foi nivelado a laser.         Foto: Divulgação / Avaí FC

Preocupado com a qualidade dos equipamentos que coloca à disposição dos profissionais do seu Departamento de Futebol, o Avaí inaugurou e liberou para uso o novo gramado do Centro de Formação de Atleta João Nilson Zunino (CFA1), o principal campo utilizado pelos atletas da equipe principal. Um gramado com preparo especial, ao nível do piso das principais arenas do país, elaborado com tecnologia avançada pela empresa Greenleaf Gramados, capaz de suportar chuvas constantes e com uma nova engenharia de drenagem, que deixa o piso praticamente sem água após a chuva.

Os jogadores e comissão técnica aprovaram o novo gramado e são só elogios à qualidade para o desempenho de seu trabalho. Aliás, o uso deste espaço fez com que o gramado principal do Estádio da Ressacada, cuidado pela mesma empresa, fosse melhor preservado para os jogos do Leão da Ilha, na Série A do Brasileiro. Um gramado como este do CT é importante para evitar contusão nos atletas.

A melhoria nos gramados do CFA faz parte de um conjunto de obras que o Avaí executa no seu patrimônio. Recentemente o muro em frente à Toca do Leão foi afastado em três metros, obra que proporcionou mais espaço e mobilidade aos torcedores em dias de jogos. Logo será inaugurada a nova cobertura do setor A e o CFA passa por um processo de modernização de suas cercas de proteção, com adaptação exigida para o local e espaço para calçadas no entorno. Segundo o diretor administrativo do clube, Luciano Correa, são ações necessárias para dotar o clube de equipamentos com qualidade superior e de conforto para todos.

O sócio proprietário da Greenleaf, Flávio Piquet, explica que este gramado número um do CFA foi elaborado para proporcionar conforto aos atletas. “A primeira providência foi elevar o piso acima da rodovia em quase 55 cm. Fizemos escavações e valas da drenagem no espaçamento de oito metros, depois um colchão de brita de 10 cm, colocamos areia com granulometria especial, pois o sucesso da obra é acertar na areia. Cada caminhão de areia foi inspecionado pela nossa equipe para não ter problema”, disse.

Flávio destacou ainda que o nivelamento do piso foi feito a laser. Cuidados com o plantio da grama na forma de rolo proveniente de solo bastante arenoso. “Trazer grama de solo argiloso pode ocorrer depois problema de impermeabilização da camada superficial. Compacta com o uso e a água não passa. Quando seca, o piso fica duro. Nós acertamos nesse ponto, o que é fundamental para a drenagem. Não pode errar em nada. Cano com caimento certo, brita, areia, nivelamento, primeiro escoamento. Tudo certinho para uma boa irrigação e quando acerta, o resultado é este que vimos”.

Outro detalhe destacado por Flávio, que tem como sócio o empresário Alexandre Santos, que também acompanha toda a operação, é a manutenção do gramado pronto e em uso. “Manutenção é tudo, se não fizer de forma adequada, este gramado ficará duro e provocará lesão nos atletas. O importante é que precisa fazer isso sempre, uma vez ao mês, para evitar os problemas no segundo semestre. O gramado fica sempre em condições e macio”, completou o empresário da Greenleaf, empresa fundada em 1988 e pioneira no Brasil no segmento de gramados esportivos.

Segundo o presidente Battistotti, este é um investimento necessário para dar qualidade e condições de trabalho. O presidente prevê melhorias nos demais gramados do centro de treinamento do clube e uma atenção especial ao gramado da Ressacada. “Ainda verificamos problemas no gramado principal em alguns momentos, mas vamos trabalhar para que tenhamos aqui um piso de primeira sempre”, destacou o presidente.

Flávio Piquet (C) no gramado da Ressacada ao lado de Luciano Correa                 Foto: Divulgação / Avaí FC

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí é superado pelo Brusque em Criciúma

Em partida realizada na tarde deste sábado (24), o Avaí foi superado pelo Brusque, em Criciúma-SC, em disputa válida pela

24/02/2024

Blog da Gestão #12 – Grande Vitória

Olá, Nação Avaiana!  As camisas criadas para celebrar a grandeza da história do Avaí Futebol Clube chegaram! Dou essa notícia

24/02/2024