Na história – De acordo com o pesquisador e conselheiro do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Atlético Paranaense se enfrentaram 23 vezes na história. O retrospecto aponta oito vitórias do Avaí, cinco empates e 10 vitórias do Atlético. O Avaí fez 27 gols e sofreu 30.
Primeiro jogo – O primeiro confronto entre Avaí e Atlético-PR ocorreu no dia 28 de janeiro de 1941, em partida amistosa. Vitória do Avaí por 3 a 2. O árbitro do jogo, realizado no saudoso Estádio Adolfo Konder, foi Antônio Cortezi, do Paraná.
Último confronto – Ocorreu em 16 de outubro de 2012, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no Estádio Janguito Malucelli, em Curitiba-PR. Vitória do Atlético por 3 a 1. Os gols da disputa foram anotados por Arlan, para o Avaí, e por Marcelo, João Paulo e Marcão, para os paranaenses. O árbitro do jogo foi Fabrício Neves Correa, do Rio Grande do Sul.
Homenagem às cidades de SC – O Avaí Futebol Clube segue com a política de homenagear as cidades catarinenses durante os jogos de futebol. A camisa do goleiro avaiano sempre traz estampada alguma imagem que caracterize as cidades do Estado. No jogo contra o Atlético Paranaense o Avaí homenageia a cidade de Major Gercino, município que está localizado na Grande Florianópolis.