Na história – De acordo com o pesquisador e conselheiro do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Atlético-GO se enfrentaram 6 vezes na história. O retrospecto aponta 3 vitórias do Leão, 2 empates e 1 vitória do time goiano. O Avaí fez 11 gols e sofreu 8.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Atlético-GO ocorreu em 16 de novembro de 1988, pela Série B. Vitória dos goianos por 4 a 1 em jogo disputado em Goiânia.
Último confronto – Ocorreu em 12 de outubro de 2011, na Ressacada, pela Série A. Empate em 2 a 2, sendo William o autor dos dois gols avaianos.
Em Brasileiro – Se enfrentaram quatro vezes na Série A e duas vezes na Série B. Na Ressacada, foram 3 jogos com duas vitórias do Avaí e um empate.
Série B – Pelo segundo ano seguido, o Avaí disputa a competição, depois de 3 anos de Série A. Antes disso, foram 10 participações neste campeonato (1999 a 2008) até o acesso no dia 11 de novembro de 2008.
Em 2012 – O Leão ficou em sétimo lugar na Série B, com 59 pontos. Foram 18 vitórias, 5 empates, 15 derrotas, 44 gols pró e 42 gols contra. No ano passado, Cleber Santana foi o artilheiro com nove gols.
Curiosidades
Primeiros jogos – O Avaí jogou 10 jogos até agora na Série B. Foram 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. O Leão marcou 12 gols e sofreu 18. No momento, está na 18ª colocação com 9 pontos. No último jogo, o Avaí foi superado fora de casa pela Chapecoense por 3 a 1.
Artilheiros do ano – Foram 47 gols assinalados e 52 sofridos no ano até então. Marquinhos é o principal artilheiro da temporada com 8 gols. Reis tem 6 gols. Márcio Diogo tem 5 gols. Depois, vem Rodriguinho com 4 gols. Roberson e Higor tem 3 gols. Marrone, Ricardinho, Pablo, Tauã, Danilo e Nádson tem 2 gols. Dinelson, Jefferson Maranhão, Paulinho, Alê, Eduardo Costa, Beto, Luciano e Cleber Santana fizeram um cada.
Homenagem ao Tetra – O Avaí irá homenagear no jogo hoje os atletas tetracampeões estaduais de 1942 a 1945. Os nomes dos heróis que conquistaram a maior sequência de títulos do Leão no Estado estarão estampados nas camisas dos jogadores que enfrentarão o time goiano pela Série B. Vestiram a camisa do Leão nos títulos de 1942, 1943, 1944 e 1945: Adolfinho, Fateco, Chocolate, Diamantino, Lebetinha, Aldo Nunes, Filipinho, Bráulio, Saulzinho, Nizeta, Tião, Naldi, Loló, Procópio, Amorim, Henrique, Magno, Beck, Zacchi, Tavinho e Jacinto.
Avaí Sustentável – A cada gol marcado pelo Leão da Ilha na Série B, três árvores serão plantadas pelo clube. A ação, chamada “Avaí Sustentável”, faz parte da programação dos 90 anos do Avaí que serão completados em 1º de setembro. A campanha está inserida nos valores do clube que evidenciam a responsabilidade sócio-ambiental da instituição.
Homenagem às cidades de SC – O Avaí Futebol Clube segue com a política de homenagear as cidades catarinenses durante os jogos de futebol. Para isso, a camisa do goleiro avaiano sempre traz estampada alguma imagem que caracterize as cidades do Estado. No jogo contra a Chapecoense, o Avaí homenageia a cidade de Apiúna que fica na região do Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina.