Na história – De acordo com o pesquisador e conselheiro do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Chapecoense se enfrentaram 138 vezes na história. O retrospecto aponta 49 vitórias do Leão, ocorreram 41 empates e 48 vitórias do time de Chapecó. O Avaí fez 177 gols e sofreu 156.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Chapecoense ocorreu no saudoso Estádio Adolfo Konder em um jogo pelo Campeonato Catarinense no dia 27 de novembro de 1974. Empate em 1 a 1, com Toninho marcando para o Leão, e Xaxim para a Chapecoense. O árbitro foi Pedro Zimmer, de Santa Catarina.
Último confronto – Ocorreu em 12 de fevereiro de 2015, pelo Campeonato Catarinense, no Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada). A Chapecoense venceu por 1 a 0. O gol do jogo foi anotado por Ananias, aos 30`1T. O árbitro do jogo foi Ronan Marques da Rosa, de Santa Catarina.
Homenagem às cidades de SC – O Avaí Futebol Clube segue com a política de homenagear as cidades catarinenses durante os jogos de futebol. A camisa do goleiro avaiano sempre traz estampada alguma imagem que caracterize as cidades do Estado. No jogo contra A Chapecoense o Avaí homenageia a cidade de Abelardo Luz, município que está localizado no Oeste Catarinense.