Na história – De acordo com o pesquisador e conselheiro do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Fluminense se enfrentaram 11 vezes na história. O retrospecto aponta uma vitória do Avaí, três empates e sete vitórias do Fluminense. O Avaí fez oito gols e sofreu 20.
Primeiro jogo – O primeiro confronto entre Avaí e Fluminense ocorreu no dia 18 de maio de 1958, em partida amistosa. Vitória do Fluminense por 4 a 0. Os gols foram anotados por Mário, Almir (2x) e por Escurinho. O árbitro do jogo, realizado no saudoso Estádio Adolfo Konder, foi Fausto Correia.
Último confronto – Ocorreu em 21 de setembro de 2011, pelo Campeonato Brasileiro da Série A, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Vitória do Fluminense por 3 a 1. Os gols da disputa foram anotados por William, para o Avaí, e por Fred (x2) e Martinuccio, para os Cariocas. O árbitro do jogo foi Fabrício Neves Correa, do Rio Grande do Sul.
Vitória do Avaí – A única vitória do Avaí na história dos confrontos foi no dia 20 de junho de 2009. Em partida realizada na Ressacada, o Avaí venceu por 3 a 2. O confronto foi válido pela Série A. Os gols do jogo foram anotados por Muriqui, Marquinhos Santos e Leo Gago, para o Avaí, e Fred (2x) para o Fluminense. O árbitro do jogo foi Paulo César de Oliveira, de São Paulo.
Homenagem às cidades de SC – O Avaí Futebol Clube segue com a política de homenagear as cidades catarinenses durante os jogos de futebol. A camisa do goleiro avaiano sempre traz estampada alguma imagem que caracterize as cidades do Estado. No jogo contra o Fluminense o Avaí homenageia a cidade de Balneário Barra do Sul, município que está localizado no Norte do Estado de Santa Catarina.