Na história – De acordo com o pesquisador e conselheiro do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Paraná se enfrentaram 10 vezes na história. O retrospecto aponta 4 vitórias do Leão, ocorreram 4 empates e 2 vitórias do time de Curitiba. O Avaí fez 16 gols e sofreu 13.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Paraná ocorreu na Ressacada em um amistoso no dia 20 de janeiro de 1999. Vitória de 3 a 1, com gols de Cesar Silva e Dão duas vezes.
Último confronto – Ocorreu no dia 13 de julho de 2013, na Ressacada, pela Série B. Empate em 2 a 2, com gols de Márcio Diogo e Tauã.
Curiosidade – Dois goleiros avaianos marcaram gols contra o Paraná. Em 1999, Cesar Silva fez de pênalti. Em 2008, Eduardo Martini chutou de uma área à outra e a bola entrou. Ambos os jogos o Leão venceu por 3 a 1.
Série B – Pelo segundo ano seguido, o Avaí disputa a competição, depois de 3 anos de Série A. Antes disso, foram 10 participações neste campeonato (1999 a 2008) até o acesso no dia 11 de novembro de 2008.
Em 2012 – O Leão ficou em sétimo lugar na Série B, com 59 pontos. Foram 18 vitórias, 5 empates, 15 derrotas, 44 gols pró e 42 gols contra. No ano passado, Cleber Santana foi o artilheiro com nove gols.
CURIOSIDADES
Primeiros jogos – O Avaí jogou 26 jogos até agora na Série B. Foram 11 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. O Leão marcou 38 gols e sofreu 33. No momento, está na 6ª colocação com 41 pontos. No último jogo, o Avaí venceu o São Caetano por 2 a 1, com gols de Marquinhos e Reis.
Artilheiros do ano – Foram 73 gols assinalados e 67 sofridos no ano até então. Marquinhos é o principal artilheiro da temporada com 16 gols. Márcio Diogo e Reis tem 7 gols. Cleber Santana e Luciano tem 5 gols. Depois, vem Rodriguinho com 4 gols. Roberson e Higor tem 3 gols. Marrone, Ricardinho, Pablo, Tauã, Danilo, Héracles, Beto e Nádson tem 2 gols. Dinelson, Jefferson Maranhão, Paulinho, Alê, Eduardo Costa, Diego Jardel, Rodrigo Thiesen, Alex Lima e Bruno Maia fizeram um cada.
Homenagem às cidades de SC – O Avaí Futebol Clube segue com a política de homenagear as cidades catarinenses durante os jogos de futebol. Para isso, a camisa do goleiro avaiano sempre traz estampada alguma imagem que caracterize as cidades do Estado. No jogo contra o Paraná, o Avaí homenageia o município de Águas Mornas que fica na região da Grande Florianópolis.