Na história – De acordo com o pesquisador e conselheiro do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Ponte Preta se enfrentaram sete vezes na história. O retrospecto aponta duas vitórias do Leão da Ilha, um empate e quatro vitórias do time paulista. O Avaí fez oito gols e sofreu doze.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Ponte Preta ocorreu no dia 7 de agosto de 2007, na Ressacada. Vitória do time de Campinas por 3 a 2. Os gols avaianos foram anotados por Ferdinando e Fábio Fidélis.
Último confronto – Ocorreu em 13 de agosto de 2015, no estádio Moisés Lucarelli. Vitória da Ponte por 2 a 0. Os gols foram anotados por Borges, aos 15`2T e Felipe Azevedo, aos 30`2T. O árbitro do jogo foi Marcelo de Lima Henrique.
Homenagem às cidades de SC – O Avaí Futebol Clube segue com a política de homenagear as cidades catarinenses durante os jogos de futebol. A camisa do goleiro avaiano sempre traz estampada alguma imagem que caracterize as cidades do Estado. No jogo contra a Ponte Preta, o Avaí homenageia a cidade de Rio Rufino, município que está localizado na região Serrana do Estado de Santa Catarina.