Na história – De acordo com o pesquisador e presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Criciúma se enfrentaram 190 vezes na história. O retrospecto aponta 59 vitórias do Leão da Ilha, 48 empates e 83 vitórias da equipe do Sul Catarinense. O Avaí fez 214 gols e o Tigre 263 gols.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Criciúma aconteceu no dia 22 de agosto de 1959, em jogo amistoso realizado no saudoso Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis. Empate em 0 a 0. O árbitro foi Gilberto Nahas.
Último confronto – Foi no dia 15 de setembro de 2018, em partida válida pelo returno do Campeonato Brasileiro da Série B. Vitória do Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, pelo placar de 3 a 2. Os gols da disputa foram anotados por Sandro, aos 25`1T, Elvis, aos 37`1T e Andrew, aos 37`2T, para o Criciúma, e por Rômulo, aos 2`2T e Daniel Amorim, aos 8`2T, para o Avaí. Na ocasião o árbitro foi Péricles Bassols Pegado Cortez, que esteve auxiliado por Clóvis Amaral da Silva e por Cléberson do Nascimento Leite.
Artilheiro – Dão é o maior artilheiro do Avaí no confronto com oito gols, seguido por Adílson Heleno, com sete. Pelo Criciúma, o maior artilheiro é Jorge Veras que tem nove gols.
Importante – O Criciúma utiliza como data de fundação o dia 13 de maio de 1947, quando o Comerciário foi fundado. Em 2 de abril de 1978, o Comerciário passou a se chamar Criciúma. Assim, as estatísticas utilizadas estão agrupadas.