Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Guarani-SP se enfrentaram 19 vezes na história. O retrospecto aponta sete vitórias do Leão da Ilha, três empates e nove vitórias do Guarani-SP. O Avaí fez 27 gols e o Guarani 38 gols.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Guarani aconteceu em 26 de fevereiro de 1984, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em disputa válida pelo Campeonato Brasileiro Série B. Vitória do Guarani, pelo placar de 3 a 2. Os gols do jogo foram anotados por Branco e Jorge Lopes, para o Avaí, e por Neto, Chiquinho Carioca e Rômulo, para o Guarani.
Último confronto – Foi em 14 de junho de 2024, em disputa válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2024. Vitória do Avaí, por 3 a 2, com gols de Hygor, aos 19`1T e aos 2`2T e de João Paulo, aos 16`2T. O Guarani-SP marcou com Airton, aos 10`1T e Caio Dantas, aos 27`1T (pênalti). A bola rolou às 21 horas, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis, Santa Catarina. Esteve no apito o árbitro Bruno Mota Correia-RJ, auxiliado por árbitro assistente 1 Lilian da Silva Fernandes Bruno-RJ e por árbitro assistente 2 Gustavo Mota Correia-RJ. Quarto árbitro Edson da Silva-SC. Assessor Ana Karina Marques Valentin-PE. Árbitro de vídeo Caio Max Augusto Vieira-RN. AVAR Flavio Gomes Barroca-RN. Observador de VAR Jailson Macedo Freitas-BA.
Próximo jogo – Será em 30 de setembro de 2024, em disputa válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2024. A bola vai rolar às 21h30, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, São Paulo. O Delegado local da partida será Gabriel Rodrigues Dias Taamy (FD)-SP. O supervisor da federação será Mônica Junqueira Atilio (FD). O árbitro de campo será Yuri Elino Ferreira da Cruz (AB)-RJ, auxiliado por árbitro assistente 1 Daniel de Oliveira Alves Pereira (AB)-RJ e por árbitro assistente 2 Thiago Filemon Soares Pinto (BAS)-RJ. Quarto árbitro Fagson Júnior dos Santos Silva (BAS)-SP. Quality manager Paulo Ricardo Alves de Oliveira (CBF)-SP. VAR Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (AB)-RJ. AVAR Ciro Chaban Junqueira (AB)-MG. Observador de VAR José Henrique de Carvalho (CBF)-SP.