Na história – De acordo com o pesquisador e presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Hercílio Luz se enfrentaram 96 vezes na história. O retrospecto aponta 41 vitórias do Leão da Ilha, 27 empates e 28 vitórias da equipe de Tubarão. O Avaí fez 143 gols e o Hercílio Luz 119 gols.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Hercílio Luz aconteceu no dia 15 de novembro de 1925, em um amistoso, no Campo da Liga, em Florianópolis. Empate em 0 a 0.
Último confronto – Foi em 23 de janeiro de 2019, em partida válida pelo turno da primeira fase do Campeonato Catarinense SICOOB 2019. Na Ressacada, vitória do Avaí pelo placar de 3 a 0. Os gols foram anotados por Luan Pereira, aos 36`1T, Matheus Barbosa, aos 40`2T e Julinho, aos 47`2T. Na ocasião o árbitro foi Gustavo Ervino Bauermann.
Artilheiros – Saul Oliveira, com 12 gols, é o maior artilheiro do Avaí na história do confronto.