Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Vila Nova se enfrentaram 21 vezes na história. O retrospecto aponta onze vitórias do Leão, três empates e sete vitórias do time goiano. O Avaí fez 30 gols e sofreu 25.
Primeiro jogo – Foi no dia 9 de outubro de 1999, no estádio Serra Dourada. Vitória do Vila Nova por 2 a 0, com gols de Tim e Kal Baiano.
Último confronto – Ocorreu em 12 de agosto de 2023, em disputa válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2023. Empate em 1 a 1, com gols de Denilson, aos 23’1T, para o Avaí, e de Caio, aos 33’2T, para o Vila Nova-GO. A bola rolou às 18 horas, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, Goiás. Esteve no apito o árbitro Matheus Delgado Candançan-SP, auxiliado por árbitro assistente 1 Daniel Paulo Ziolli-SP e por árbitro assistente 2 Diego Morelli de Oliveira-SP. Quarto árbitro Rafael Martins Diniz-DF. Assessor Erich Bartolomeu Antas E Silva Bandeira-PE. Árbitro de vídeo Rodrigo Carvalhaes de Miranda-RJ. AVAR Luciano Roggenbaum-PR. Observador de VAR Marrubson Melo Freitas-DF.
Em Brasileiro – Avaí e Vila Nova se enfrentaram todas as vezes pelo Campeonato Brasileiro Série B. Oito jogos foram em Goiânia, onde o Avaí venceu duas e perdeu seis. Os outros doze jogos ocorreram na Ressacada.
Próximo jogo – Será em 14 de julho de 2024, em disputa válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2024. A bola vai rolar às 16h, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, Goiás. Estará no apito o árbitro Flavio Rodrigues de Souza (FIFA)-SP, auxiliado por árbitro assistente 1 Marcelo Carvalho Van Gasse-SP e por árbitro assistente 2 Gustavo Rodrigues de Oliveira-SP. Quarto árbitro Artur de Morais Fernandes-GO. Assessor Anderson Carlos Goncalves-PR. Delegado local Sergio Roberto Albernaz Junior-GO. Árbitro de vídeo Adriano de Assis Miranda-SP. AVAR Ivan Carlos Bohn-PR. Observador de VAR Vayran da Silva Rosa.