O que eu posso fazer para te ajudar?

Postado por: Alceu Atherino Neves

Setembro Amarelo. Mês da Prevenção ao Suicídio.
Se Precisar, peça ajuda!

No mês de apoio à saúde mental da população, o Setor psicossocial e pedagógico do Avaí, – em ação conjunta com a Unidade de Saúde do bairro Carianos, em Florianópolis -, realiza uma série de palestras com os atletas, membros das comissões técnicas e funcionários do Avaí Futebol Clube. O objetivo das ações é alertar para os riscos da doença mental e despertar a importância de se procurar ajuda especializada.

Na manhã desta terça-feira (19), o auditório da Ressacada recebeu mais um grupo que teve acesso às informações e orientações sobre este importante tema. Esta é a terceira palestra, de muitas que ainda serão realizadas nos próximos dias e meses.

O evento teve duração de aproximadamente 50 minutos. Aline Alexandra Charão Rechini, psicóloga do Avaí, agradeceu a presença de todos, em especial das palestrantes convidadas, Enfermeira Rochele Silva, Dra. Talytha Carvalho, – Médica de família -, e Janaina Lima, também enfermeira. Rochele é a coordenadora da Unidade de Saúde do Bairro Carianos.

Os funcionários e atletas presentes tiveram acesso a um vasto material com informações diversas sobre como promover a Prevenção ao Suicídio. Números, estatísticas, público alvo, entre outras informações esclarecedoras foram apresentadas.

“Com o retorno das atividades externas para a comunidade do bairro Carianos, dentro da Atenção Primaria da Saúde, e o Clube Avaí se encontrar adscrito dentro do território, se torna imprescindível a parceria para realizar a Promoção de Saúde e Prevenção aos diversos tipos de doenças nas diversas fases do ser humano. Essa parceria, contribui, para que se possa cada vez mais divulgar ações, orientações e atividades que sirvam tanto com os colaboradores que são pacientes da unidade, quanto aos demais que utilizam a mesma para qualquer serviço ofertado, tornando a informação acessível a todos”, destacou Rochele Silva.

“Essa é a terceira palestra que estamos realizando, mas iremos à diante. Estamos reconstruindo uma importante parceria com o Posto de Saúde do Carianos. Estamos felizes com os resultados e propostas que estamos recebendo, e a palestra de hoje é mais uma ação de muitas que pretendemos fazer em ação conjunta”, destacou Aline Rechini.

Aline também destacou e agradeceu o empenho e a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, da Unidade de Saúde do Carianos, da Coordenação das categorias de base e a Diretoria Executiva do Avaí.

“A prevenção é o mais importante. Toda doença tem tratamento. O importante é procurar ajuda”, destacou Dra. Talytha Carvalho.

Também foram destacados na apresentação os telefones para contato em caso de necessidade. “Salvem em suas agendas telefônicas esses números. A tentativa de suicídio é uma emergência médica. Liguem, que o SAMU vai encaminhar uma equipe de emergência”, finalizou Dra. Talytha.


TELEFONES DE EMERGÊNCIA
192 – SAMU
188 – CVV (Centro de Valorização da Vida)
(48) 3228-5074 – CAPS Ponta do Coral
(48) 3238-9926 – CAPS Álcool e drogas – Ilha
(48) 3239-1701 – UPA Sul

Também é possível buscar ajuda no site:

https://www.cvv.org.br/

No fim da palestra, uma dinâmica de grupo foi proposta pela Dra. Talytha e demais palestrantes. Uma caixa foi apresentada ao grupo. Dentro dela, uma pessoa muito importante. Pessoa essa que todos que fossem olhar dentro da caixa, despertariam um sentimento de querer ser aquela pessoa, por ela ter chego, onde chegou! A caixa passou de mão em mão. A cada momento em que a caixa foi aberta, um sorriso ou uma reação de surpresa e de satisfação. Dentro da caixa um espelho refletia a imagem de cada um de nós!

“Essa pessoa é a mais importante de todas. É importante que cada um de nós façamos uma reflexão sobre como é bom estar onde conseguimos chegar”, disse Janaina Lima.

No período da tarde desta terça-feira (19), mais uma palestra será realizada com ouros interessados que não tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra do período matutino.

A psicóloga Aline Rechini, conta com a importante ajuda de Angelita de Oliveira Costa, assistente social do Avaí, e de Cristiani da Silva Pires, pedagoga.

Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí se reapresenta e inicia preparação para enfrentar o Ituano

O Avaí se reapresentou nesta tarde de quarta-feira (29). O Leão iniciou a preparação para o confronto contra o Ituano

Central de Sócios fechada no feriado

Informamos que a Central de Sócios estará fechada para atendimento nos dias 30 e 31/05 e 1°/06, retornando ao expediente

29/05/2024