Nota de Pesar: Obrigado Rei Pelé, atleta do Século!

Postado por: André Palma Ribeiro


O Avaí Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, aos 82 anos, na tarde deste dia 29 de dezembro de 2022. Atleta do Século, reverenciado pelo mundo, foi durante sua vida humildade e talentoso.

O “Rei do Futebol” tem a sua história cravada na história do Avaí Futebol Clube, que em 1ª de setembro de 2023, completará 100 anos.

O Avaí se orgulha de ter recebido o Rei no dia 15 de agosto de 1972, no Estádio Adolfo Konder, para um amistoso que entrou para a história diante do Santos. A cidade de Florianópolis parou para ver Pelé, que estava em campo e desfilou seu talento no antigo gramado da rua Bocaiúva.

Neste jogo amistoso tão aguardado, a primeira vez que o Rei do Futebol jogou em Florianópolis. O Avaí foi derrotado pelo Santos por 2 x 1, com gols de Alcindo. O gol avaiano foi do atacante Lica, em chute de fora da área, gol de empate ainda no primeiro tempo.

O placar pouco importou. O jogo entrou para história. O Estádio estava lotado naquela tarde de terça-feira, um público estimado em 30 mil torcedores. O livro “O Time da Raça” – Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube, de Adalberto Jorge Kluser, Felipe Matos, Spyros Apóstolo Diamantaras, contou a história da partida.

O Avaí neste dia jogou com Rubens; Gonzaga, Lili, Batista e Orivaldo; Miltinho, Rogério e Moacir; Toninho (Balduíno), Lica e Ismael. Técnico era Zezé. O Santos atuou com Cejas; Orlando, Paulo, Oberdan, Zé Carlos, Léo (Afonsinho), Nenê, Jader, Alcindo, Pelé e Edu (Ferreira). Técnico foi Pepe. O árbitro foi José Carlos Bezerra. Com público estimado em 30 mil torcedores e renda de Cr$ 121.630,00.

Pelé ganhou três Copas do Mundo e uma conquista infindável de título. O seu gol mil, histórico, sobre o Vasco da Gama no Maracanã, chamou a atenção do mundo do futebol. Ele parou de jogar em 1977, mas é uma das pessoas mais reconhecidas no mundo. Marcou recorde de 1.281 gols em 1.363 jogos pelo clube e Seleção Brasileira. Mas tudo que se falar aqui será pouco diante da grandeza deste brasileiro que encantou o planeta.

A cidade parou para ver O Rei Pelé contra o Avaí no Adolfo Konder – Foto: Reprodução / Livro Um jogo Inesquecível

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí fecha parceria com Zé Delivery para benefícios ao sócio do Leão

O Avaí Futebol Clube fechou uma parceria com o maior aplicativo de entrega de bebidas do Brasil. Agora, os sócios

21/06/2024

Leão da Ilha reapresenta e se prepara para partida que vale a liderança da Série B

O Avaí se reapresentou nesta tarde de sexta-feira (21) e iniciou a preparação para o confronto contra o América Mineiro.