PAPO COM ÍDOLO: Atletas da base do Avaí participam de palestra com Albeneir

Postado por: André Palma Ribeiro

FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

Na tarde desta segunda-feira (17/06), os atletas das categorias de base do Avaí, – Sub-14 até Sub-20 -, tiveram a oportunidade de participar da palestra com o ex-atleta Albeneir Marques Pereira, o Albeneir.

O evento, – que faz parte do Projeto PAPO COM ÍDOLO, em execução pela coordenação das categorias de Base do Avaí -, aconteceu no restaurante do estádio da Ressacada.

Nascido em Belo Horizonte no dia 9 de setembro de 1957, Albeneir iniciou sua carreira no ano de 1975, nas categorias de base do Cruzeiro-MG. Tem passagens por clubes como Nacional-AM, Brasília-DF, Operário-SP, Matsubara-PR, Grêmio-RS, Novo Horizonte-SP, Inter de Limeira-SP, Glória-RS, Aimoré-RS, Marcílio Dias-SC, Figueirense e Avaí, onde se aposentou em 1993, tendo jogado por duas temporadas.

Diogo Fernandes, coordenador geral da base do Avaí, foi quem fez a abertura. Na sequência, Francisco José Battistotti, presidente do Clube, apresentou o palestrante.
“Vocês terão a oportunidade de acompanhar a palestra de um cara que esteve lá em cima, mas que foi lá em baixo também. Lutou muito e agora está aqui, para contar um pouco da sua história de vida. Vocês tem muito o que aprender com esse craque que jogou em grandes clubes e que se aposentou no Avaí”, disse Battistotti.

Com o microfone na mão e com uma voz de locutor de rádio, Bena, como era conhecido, iniciou sua palestra relatando que em toda a sua carreira teve uma companhia. “Iniciei minha carreira no Cruzeiro. Tive grandes treinadores, companheiros e durante toda a minha carreira eu não estive sozinho. Eu sempre tive uma companhia em toda a minha carreira. O álcool. Eu sou alcoólatra”, disse Albeneir, aos jovens atletas do Avaí.

Com olhos fixos e atentos, os garotos escutaram de Albeneir que há 13 anos segue um tratamento e que “só por hoje” está “zerado”. Assim, com muita luta e perseverança, vai sonhando sem pressa.

Lembrando Roberto Carlos, Albeneir cantou um refrão: “Eu quero ter um milhão de amigos” e parou! Olhou para os atletas e perguntou: “Como assim? Um milhão de amigos? Quem são os meus amigos?”.

Lembrou que na época em que estava no “topo” da carreira, tinha muitas pessoas que o cercavam. “Eu não tenho vergonha de dizer que o porta-malas do meu carro era cheio de pacotes de dinheiro. Meus amigos abriam e pegavam. Eu gostava disso. Eu não me importava. Pagava bebida e festas para eles”, disse Albeneir, que hoje conta nas mãos seus verdadeiros amigos.

Durante a palestra, Albeneir destacou que todos devem sonhar na vida. “Hoje eu tenho um sonho. Eu quero entrar na Universidade. Quero me formar. Tenho quase 63 anos e sei que vou conseguir realizar o meu sonho. Alguém duvida?” perguntou.

Albeneir finalizou sua palestra pedindo aos atletas que não deixem de sonhar, mas acima de tudo que tenham conhecimento, respeito, lealdade e dignidade.

Diogo Fernandes fez a abertura do evento – FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.
Francisco José Battistotti, presidente do Avaí, apresentou Albeneir – FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.
FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.
Albeneir falou sobre sua história de vida – FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.
FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.
FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.
FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.
Atletas da base do Avaí aplaudiram Albeneir ao fim da palestra – FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.
Momento de gratidão. Albeneir com Diogo Fernandes – FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Série B: Números na história de Avaí x Mirassol-SP

Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e

22/07/2024

Arbitragem para Mirassol-SP x Avaí, pela 17ª rodada

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a arbitragem para a partida Mirassol-SP x Avaí, válida pela 17ª rodada do Campeonato

22/07/2024