O Avaí Futebol Clube comemora mais um ano em sua longa trajetória de glórias e conquistas no Futebol Catarinense e Brasileiro neste dia 1º de setembro de 2021. Ao chegar aos 98 anos de existência, consolidado em sua gestão e com o objetivo de voltar à elite do Futebol Nacional, o Clube busca a união de todos os avaianos para superar os momentos difíceis que surgiram durante a Pandemia da Covid-19, que impôs à população mundial limitações nunca antes imaginadas, refletindo assim na economia, não apenas dos Clubes de Futebol, mas de toda uma Nação.
Assim como fez o fundador Amadeu Horn, em 1923, – que com união gerou uma trajetória de histórias e conquistas que só nos orgulham -, chegou o momento de todos juntos mostrarmos a nossa força e união em busca de novas conquistas e glórias.
Seguimos focados em nosso acesso à Série A de 2002 e o amor incondicional da Nação Avaiana faz a diferença.
Parabéns Nação Avaiano!
Vamos juntos em busca de novas conquistas!
Avaí Futebol Clube
98 anos de conquistas e glórias!
Como tudo começou…
O Avaí é o time da Raça, “da ilha formosa e cheia de graça”. Uma linda história que teve início em 1923 quando um grupo de garotos que costumavam jogar bola na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual bairro Agronômica), conheceu o comerciante Amadeu Horn, apaixonado por futebol.
Foi a realização de um sonho para os meninos, que ganharam um conjunto completo de “ternos” como eram chamados os uniformes na época. As cores azul e branca foram escolhidas em homenagem ao clube de remo Riachuelo, cujo nome originou da Batalha do Riachuelo, em 1865.
O nome Avaí surgiu depois de uma reunião com a presença de Arnaldo Pinto de Oliveira. Ele influenciou o grupo de rapazes que já tinha decidido pelo nome “Independência” e propôs Avahy, em referência à Batalha do Avahy, guerra travada junto ao arroio de mesmo nome, em território paraguaio, em dezembro de 1868, entre as forças da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina com a ajuda da Inglaterra) e as do Paraguai. Neste momento, todos apoiaram a ideia e começaram a gritar Avahy, Avahy, Avahy! Entusiasmada e convicta, teve início a história cheia de vitórias e conquistas do então Avahy Foot-ball Club.
Ao longo de sua história, o Avaí se transformou no time da raça. O hino do clube composto pelo ex-presidente Fernando Bastos e o músico Luiz Henrique Rosa traduz o sentimento de orgulho do torcedor, o time da ilha formosa, cheia de graça. “É povo é gente, é bola pra frente, é só coração o meu Avaí”.
O time que é o Leão da Ilha, na criação de Olímpio Silva, e que já nasceu campeão, tem um passado que não dá para esquecer. Mas como diz o nosso querido e saudoso Fernando Bastos, o Avaí tem um encontro marcado com os seus dias de glória e a ordem é vencer, vencer.