A Ponte Hercílio Luz, principal Cartão Postal de Florianópolis e de Santa Catarina, está de aniversário nesta segunda-feira (13/05). São 98 anos de existência, marcados por muito orgulho de seus moradores e turistas que a visitam.
O Avaí Futebol Clube ressalta o valor cultural e histórico da velha Senhora para Florianópolis e para o Leão da Ilha. Lá, na Ponte Hercílio Luz, já comemoramos títulos importantes.
O Avaí Futebol Clube parabeniza a Ponte Hercílio Luz por seus 98 anos.
A HISTÓRIA DA HERCÍLIO LUZ
A Hercílio Luz é uma ponte pênsil. É a mais antiga das três que ligam as partes insular e continental da capital catarinense. É a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros – sendo a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de barras de olhal. Possui um vão pênsil com 339 metros.
Sua construção teve início em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Foi a única ligação rodoviária entre ilha e continente até 1975. Em 1982, o trânsito na ponte foi interditado após inspeções de segurança. Entre 1988 e 1991, foi reaberta para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, e após isso permaneceu interditada por 28 anos.
Em 4 de agosto de 1992 a Ponte Hercílio Lua foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município de Florianópolis, através do decreto de número 637/92. Esses tombamentos permitiram que a ponte sobrevivesse as ideias de demolição. Entretanto, a restauração consumiu recursos e teve diversas polêmicas quanto ao tempo e efetividade das obras, permanecendo por duas décadas sem grandes mudanças.
Depois de quase duas décadas de obras para reforma, finalmente em 30 de dezembro de 2019 foi reaberta para o público e logo em seguida para o trânsito de veículos de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, o Cartão Postal é exclusivo para pedestres locais e turistas.