Preparador físico Jaelson Ortiz agora é Doutor em Ciências do Esporte

Postado por: André Palma Ribeiro

Jaelson Ortiz durante a sua defesa de tese de doutorado, na UFSC Foto: Divulgação / Avaí FC     

Um sonho realizado. Uma conquista. Bem vindo Doutor!!! O preparador físico do Avaí, professor Jaelson Gonçalves Ortiz, concluiu no fim de semana o seu curso de doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um dos poucos profissionais da preparação física do Brasil com a titulação de doutor e, possivelmente, o único de uma equipe da Série A do futebol brasileiro.

Foram quatro anos de estudos onde Ortiz pode realizar suas pesquisas científicas voltadas para o desempenho físico de atletas de futebol. O profissional defendeu sua tese a partir do desenvolvimento de três estudos realizados com a participação de jogadores das categorias Sub-17, Sub-20 e do elenco profissional do Avaí Futebol Clube.

“Neste momento em que completo minha pesquisa, gostaria de agradecer ao programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC e aos seus orientadores, o Prof. Dr. Luiz Guilherme Antonacci Gugliemo e ao Prof. Dr. Ricardo Dantas de Lucas pela orientação nos estudos durante todo o período de formação acadêmica”, destacou Ortiz.

Fizeram parte da banca de doutorado para avaliar a tese, os professores Juliano Fernandes e Juliano Dal Pupo da UFSC e ainda, um dos maiores cientistas do esporte brasileiro com reconhecimento nacional e internacional em pesquisa científica realizada com atletas olímpicos, o professor Dr. Irineu Loturco, que comanda o Núcleo de Alto Rendimento em São Paulo (NAR-SP). O Professor Irineu Loturco já foi preparador físico de clubes como Corinthians, Palmeiras e Atlético-MG e destacou durante a avaliação da defesa de doutorado, a importância de haver estudos científicos realizados no futebol para contribuir com a evolução desse esporte no Brasil.

Um dos principais destaques dos estudos realizados pelo preparador físico Jaelson Ortiz, está na identificação da necessidade de realizar treinamentos adicionais de corrida intervalada supramáxima durante o período de pré-temporada. O objetivo é otimizar os ganhos de desempenho de atleta em comparação ao treinamento tradicional de pré-temporada.

“Considerando o curto tempo de pré-temporada dos últimos anos, esse estudo indicou que o treinamento realizado em alta intensidade de modo adicional aos trabalhos realizados com bola, potencializa o aumento de parâmetros fundamentais para a preparação física durante o período reduzido de preparação do início do ano”, acrescentou Ortiz.

No principal conteúdo da tese do professor Ortiz, uma nova medida fisiológica foi estudada, ou seja, a Reserva de Velocidade Anaeróbia (RVAn). O preparador físico explicou que cada atleta apresenta um tamanho de reserva diferente. Aqueles atletas que possuem uma maior reserva realizam um melhor rendimento físico dentro de campo durante jogos de futebol.

O professor explicou que esses achados foram identificados por meio de análise de GPS, que são utilizados em todos os jogos da equipe profissional do Leão da Ilha. Além disso, em destaque está a importância da utilização do perfil físico de jogadores de futebol a partir desta variável fisiológica, para identificar o potencial físico dos atletas baseado na Reserva de Velocidade Anaeróbia.

O terceiro estudo realizado por Ortiz, foi publicado recentemente na Revista Internacional Human Movement, em um compêndio destinado somente a pesquisas relacionadas ao futebol e teve como destaque a caracterização do perfil de velocidades de corrida de jogadores de futebol em associação com a Reserva de Velocidade Anaeróbia.

Por fim, o professor Ortiz, agradece ao Avaí Futebol Clube e ao presidente Francisco José Battistotti em apoiar a sua qualificação acadêmica juntamente com o trabalho à frente da preparação física da equipe profissional do clube.

Registro com os professores orientadores e integrantes da banca de avaliação    Foto: Divulgação / Avaí FC

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Ação exclusiva sócios: NA MIRA DO LEÃO na partida Avaí x Ceará-CE

No intervalo da disputa entre Avaí e Ceará-CE, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2024, o Avaí estará

16/07/2024

Série B 2024: Serviço de jogo e promoções para Avaí x Ceará-CE

Nesta sexta-feira (19/07), o Time da Raça tem um encontro marcado com a Nação Avaiana. O Adversário é o Ceará-CE

16/07/2024