Nos dias 14 e 21 de maio, os profissionais da categoria de base do Avaí participaram de um treinamento intensivo de letramento racial. O objetivo é introduzir conceitos básicos sobre o racismo e explicar por que ele continua tão enraizado na sociedade atual.
A atividade foi ministrada pela Assessora de igualdade social de Florianópolis Josiani Cristina dos Santos e a jornalista Cleuse Soares e, abordou temas como privilégios, racismo e preconceito racial, oferecendo orientações detalhadas sobre como os gestores e profissionais que trabalham com os jovens atletas podem abordar essas questões. “Ser anti-racista requer o envolvimento de toda a sociedade, certo? Quando lidamos com a comissão técnica, que está na linha de frente trabalhando com esses jovens atletas de diversas regiões e culturas, é fundamental que eles compreendam, pelo menos minimamente, a importância do papel deles na formação desses jovens’’, afirmou a jornalista.
A iniciativa visa capacitar os profissionais a enfrentar o racismo de maneira informada e eficaz em seu ambiente de trabalho. A palestra foi organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Humano do Avaí e, em breve, deve ser levada aos atletas das categorias de base do clube.