A sede da SCCLUBES, em Florianópolis, foi palco nesta terça-feira da reunião dos responsáveis pelos setores de licenciamento dos clubes de futebol profissional de Santa Catarina. Na pauta, a reativação do projeto Futmarcas e o planejamento de ações para potencializar as vendas de produtos licenciados dos clubes. Participaram da reunião os representantes do Avaí (Jorge Daux Neto), Figueirense (Erik Dias), Chapecoense (Clarissa Soletti), Criciúma (Viviani Olímpio), Internacional de Lages (Otília Pagani) e o diretor da Licence Solutions, Bruno Koerich.
Os assessores jurídicos da SCLUBES Sandro Barreto e da Federação Catarinense de Futebol Rodrigo Capella participaram do encontro para tratar, principalmente, das ações na área jurídica para evitar o comércio ilegal dos produtos de futebol. O Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) também participou da reunião, através do presidente Jair Schmitt e do secretário operacional Rogério Ribeiro. Uma das preocupações do Cecop é com o comércio ilegal de material esportivo em dias de jogo. Para evitar isso, Schmitt sugeriu uma solicitação da FCF e SCCLUBES para que o Tribunal de Justiça autorize a inclusão de ações de combate à pirataria entre as atribuições da Justiça Presente. “Outra ação importante é a realização de um convênio da nossa federação com outras federações estaduais dando poder à entidade local para apreender produtos piratas de clubes de fora”.
A comercialização de produtos licenciados de futebol é importante para os clubes, pois boa parte da renda vem da comercialização das camisas, bandeiras, canecas, presentes. Visando organizar essa área, a Associação criou em 2010 o projeto Futmarcas, com objetivo de unir forças em prol deste tema, visando o crescimento dos clubes, o controle de produtos falsificados e o fortalecimento das marcas.
Se alguns anos atrás os clubes davam os primeiros passos na profissionalização dessa área, a realidade hoje é bem outra. Alguns clubes já têm setores específicos para tratar do tema. Durante a reunião, foi detalhado um sistema on-line para gestão de licenciamento, em que toda a interface entre as marcas e fornecedores são realizadas.
Nova reunião do grupo está prevista ainda para este mês.