O Avaí elaborou Diretrizes de Imprensa para a cobertura de seus jogos das fases finais do Campeonato Catarinense no Estádio da Ressacada. No documento, enviado à Federação Catarinense de Futebol, o clube definiu algumas regras para acesso e logística do desenvolvimento do trabalho dos jornalistas e radialistas, observando as normas de segurança da nova realidade do futebol com a Pandemia.
No documento, o clube informa como será o acesso, posicionamento nas cabines de imprensa, quem poderá ter acesso e os locais que poderão ser ocupados. A FCF é responsável pelo credenciamento e acesso às áreas do entorno do gramado. Quem ocupará espaços nesta área, também passará pelo protocolo de acesso ao estádio.
O clube, mais do que nunca, está preocupado em oferecer segurança a todos os profissionais que estarão na cobertura dos jogos, sempre em atendimento ao que determinam os rigores dos Protocolos de segurança.
Confira:
DIRETRIZES IMPRENSA
ACESSO AO ESTÁDIO DA RESSACADA
Assessoria de Comunicação – Avaí Futebol Clube
PROTOCOLO COVID-19 (CORONAVÍRUS)
Com a aproximação da volta do Futebol Profissional em Santa Catarina, – e preocupado em oferecer segurança a todos -, o Avaí Futebol Clube elaborou sua cartilha de prevenção, que vem sendo aplicada por colaboradores e atletas, todos testados e obedecendo às normas do clube.
Com a volta dos jogos na Ressacada, além dos colaboradores e atletas, e de acordo com o decreto governamental disciplinando as atividades, o clube definiu algumas regras que precisam ser observadas a seguir. As regras são para profissionais de imprensa. Segue:
- QUEM PODERÁ ATUAR NA RESSACADA NOS JOGOS
1.1- Narrador (01);
1.2. – Comentarista (01);
1.3- Repórter (01);
1.4- Técnico de externa (técnico de som) (01);
1.5- Fotógrafos, cinegrafistas, repórteres, Tvs dos Clubes (credenciamento do gramado será via FCF, conforme regulamento da competição);
- TODOS DEVEM ESTAR TESTADOS
2.1- É fundamental todos estarem testados por suas empresas, que devem encaminhar até três dias (72 horas) antes da partida um documento informando a testagem dos profissionais.
2.3- Os documentos serão encaminhados para o médico Luís Fernando Funchal, a quem caberá a liberação, ou não.
2.4- Se a empresa não conseguir fazer o exame, o profissional poderá vir até a Ressacada, – com agendamento antecipado -, para fazer o teste até três dias (72 horas) antes do evento.
- POSIÇÃO DE CADA PROFISSIONAL
3.1– O narrador ficará em uma cabine localizada no 2º piso do setor A;
3.2– O comentarista ficará em um camarote no 1ª piso do setor A;
3.3– O repórter ficará em posição fixa, nas cadeiras do setor A; Esta posição será demarcada, não podendo ser alterada;
3.4– O técnico de externa (técnico som), ficará em cabine localizada no 2º piso do setor A;
- BEBIDAS E COMIDAS
4.1– Os bares não estarão funcionando;
4.2- Cada profissional deverá trazer o seu lanche para o período em que estiver no clube;
4.3– O Avaí fornecerá copos lacrados de água aos profissionais de imprensa;
4.4- Não será permitido o acesso com bebidas alcoólicas.
- NÃO SERÁ PERMITIDO AGLOMERAÇÕES
5.1- Todos devem permanecer em seus postos, podendo sair apenas para ir ao banheiro, sem que tenha aglomerações.
- PLANEJAMENTO DAS COBERTURAS
6.1- Solicitamos que os coordenadores de esportes de cada emissora encaminhem, – desde já -, os planejamentos para as coberturas dos jogos na Ressacada, manifestando o desejo na transmissão, informando o nome dos profissionais que estarão a serviço.
6.2– Informar se os seus colaboradores já foram ou serão testados para Covid-19
- DO CREDENCIAMENTO
7.1– O credenciamento da imprensa será realizado conforme diretrizes de imprensa vigentes. (VER DOCUMENTO EM ANEXO)
7.2- O clube vai priorizar as rádios que tradicionalmente cobrem o clube mandante, e as rádios que cobrem o clube visitante.
7.3- Não aceitaremos pedidos de credenciamento fora deste contexto.
- CUIDADOS PESSOAIS
8.1- Todos devem manter o distanciamento social de pelo menos dois metros;
8.2– Cada profissional deverá trazer o seu próprio álcool gel;
8.3– O uso de mascaras é obrigatório.
- ACESSO AO ESTÁDIO
9.1– No dia do jogo, todos entrarão pela recepção, onde terá um profissional realizando o controle e a aferição de temperatura.
9.2. – Acesso será autorizado, após aferição da temperatura e conferência dos documentos, tais como identidade com foto e carteira da ACESC ou ARFOC.
9.3 – Todos deverão fazer uso do álcool em gel que estará disponível na recepção;
9.4- Para o acesso às cabines de imprensa, os profissionais poderão utilizar o elevador, desde que com no máximo 03 (três) pessoas por vez, sendo elas da mesma equipe.
- DÚVIDAS E ENCAMINHAMENTO DAS SOLICITAÇÕES
10.1- Carlos Alberto Ferreira (Diretor de Comunicação) pelo telefone (48) 9148-8279, ou Alceu Atherino (responsável pelo processo de credenciamento em dias de jogos) através do telefone (48) 98412-3365.
Lembramos que as normas aplicadas a partir de 1ª de fevereiro de 2020, continuam válidas, podendo ser observadas abaixo:
DIRETRIZES IMPRENSA
ACESSO AO ESTÁDIO DA RESSACADA
Assessoria de Comunicação – Avaí Futebol Clube
- O credenciamento dos profissionais em serviço, (para acesso ao estádio e ao setor das cabines de imprensa), deverá ser solicitado pelo coordenador de cada equipe, por email (imprensa@avai.com.br), até às 18h do penúltimo dia útil antes do jogo em questão;
- Na solicitação, o coordenador deve informar o nome do veículo de comunicação, nome completo de cada profissional a serviço, assim como função e número da ACESC ou Arfoc.
- O Credenciamento para gramado, deve ser realizado junto à Federação Catarinense de Futebol, via sistema do site.
- O acesso ao estádio se dará pela recepção da Ressacada, local onde será conferida, – na relação de credenciamento -, a documentação necessária (Carteira da ACESC ou Arfoc, e Identidade) de cada profissional;
- Apenas pessoas devidamente credenciadas terão acesso ao setor destinado à imprensa;
- Não será permitido no setor das cabines de imprensa:
4.1- Bermuda;
4.2- Chinelo de dedos;
4.3- Bonés;
4.4- Camisa Regata;
4.5- Camisa de Clube de futebol;
4.6- Convidados e ou acompanhantes;
- Todos devem estar com calçados fechados, calça e camisa ou camiseta;
- Após a conferência da documentação, – e estando os profissionais atendendo às diretrizes -, será entregue uma pulseira de imprensa e serão passadas orientações sobre o acesso ao campo, elevador, setor das cabines de imprensa e coletiva pós-jogo;
- Dúvidas podem ser esclarecidas com Carlos Alberto Ferreira (Diretor de Comunicação) pelo telefone (48) 9148-8279, ou Alceu Atherino, responsável pelo processo de credenciamento em dias de jogos (48) 98412-3365.