Durante o cerimonial de entrada dos jogadores do Avaí no gramado do Estádio da Ressacada, para a partida diante do Camboriú, na noite desta quarta-feira (18), o Avaí Futebol Clube e a Nação Avaiana presente nas arquibancadas homenagearam Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé
Um faixa com os dizeres “OBRIGADO POR TUDO, REI PELÉ! #PeléEterno” foi levada pelos atletas até o centro do gramado. O sistema de som da Ressacada ecoou palavras de saudades, levando a Nação Avaiana a ficar de pé, executando uma grande salva de palmas ao Eterno Rei Pelé, que faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos.
AVAÍ E O REI PELÉ
O “Rei do Futebol” tem a sua história cravada na história do Avaí Futebol Clube, que em 1ª de setembro de 2023, completará 100 anos.
O Avaí se orgulha de ter recebido o Rei no dia 15 de agosto de 1972, no Estádio Adolfo Konder, para um amistoso que entrou para a história diante do Santos. A cidade de Florianópolis parou para ver Pelé, que estava em campo e desfilou seu talento no antigo gramado da rua Bocaiúva.
Neste jogo amistoso tão aguardado, a primeira vez que o Rei do Futebol jogou em Florianópolis. O Avaí foi derrotado pelo Santos por 2 x 1, com gols de Alcindo. O gol avaiano foi do atacante Lica, em chute de fora da área, gol de empate ainda no primeiro tempo.
O placar pouco importou. O jogo entrou para história. O Estádio estava lotado naquela tarde de terça-feira, um público estimado em 30 mil torcedores. O livro “O Time da Raça” – Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube, de Adalberto Jorge Kluser, Felipe Matos, Spyros Apóstolo Diamantaras, contou a história da partida.
O Avaí neste dia jogou com Rubens; Gonzaga, Lili, Batista e Orivaldo; Miltinho, Rogério e Moacir; Toninho (Balduíno), Lica e Ismael. Técnico era Zezé. O Santos atuou com Cejas; Orlando, Paulo, Oberdan, Zé Carlos, Léo (Afonsinho), Nenê, Jader, Alcindo, Pelé e Edu (Ferreira). Técnico foi Pepe. O árbitro foi José Carlos Bezerra. Com público estimado em 30 mil torcedores e renda de Cr$ 121.630,00.
Pelé ganhou três Copas do Mundo e uma conquista infindável de título. O seu gol mil, histórico, sobre o Vasco da Gama no Maracanã, chamou a atenção do mundo do futebol. Ele parou de jogar em 1977, mas é uma das pessoas mais reconhecidas no mundo. Marcou recorde de 1.281 gols em 1.363 jogos pelo clube e Seleção Brasileira. Mas tudo que se falar aqui será pouco diante da grandeza deste brasileiro que encantou o planeta.