Ressacada completa 35 anos

Postado por: André Palma Ribeiro

Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.

O templo azul e branco está de aniversário. O Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, comemora 35 anos neste dia 15 de novembro, inaugurado em 1983 naquele histórico jogo diante do Vasco da Gama. O recorde de público do estádio foi 32.226 (25.735 pagantes) na final do Estadual de 1988, quando o Avaí sagrou-se campeão estadual, o primeiro título de suas quatro conquistas neste palco. O maior ídolo da Ressacada é o capitão Marquinhos, também recordista de gols do estádio, seguido por Décio Antônio.

Ao longo dos 35 anos de história, o Estádio da Ressacada, projetado pelo arquiteto Davi Ferreira Lima, já viveu muitas histórias, quatro decisões de título, três jogos da Seleção Brasileira e outros tantos jogos internacionais. E mais, o dia 25 de abril de 2012, tornou-se uma data histórica para a Ressacada, e não foi com bola rolando. O show do britânico Paul McCartney, que transformou numa onda o embalo de cerca de 30 mil fãs. Os primeiros acordes de Magical Mystery Tour quase não podiam ser ouvidos, tamanha a vibração. Um Beatle na Ilha da Magia e na Ressacada, queres mais?

O Estádio da Ressacada foi erguido em uma grande área verde no Sul da Ilha. Um esqueleto de concreto que foi ganhando contornos modernos a partir da evolução patrimonial do clube. E evoluiu tanto que a partir de 2008 ganhou uma nova área coberta, com camarotes e áreas VIPs. O estádio da Ressacada é um dos mais modernos e bonitos de Santa Catarina. Um orgulho para o torcedor Azurra.

O estádio tem o seu nome em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina, entre 1947 e 1951, o Doutor Aderbal Ramos da Silva, torcedor do Avaí. Mas é conhecido como Ressacada, já que está situado numa localidade antes popularmente chamada com o mesmo nome, dentro do bairro Carianos, próximo ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Cabe destacar ainda que a iluminação da Ressacada foi inaugurada em 31 de maio de 1986, no jogo amistoso entre Avaí e Fluminense, que terminou em 0 x 0. O placar eletrônico da Ressacada, foi inaugurado no dia 15 de março de 2009, num clássico entre Avaí x Figueirense, pelo Estadual, com empate em um gol.

Na atual gestão do presidente Francisco José Battistotti, o patrimônio foi valorizado com a reforma geral em toda a cobertura do setor A, danificada no inicio do ano por um forte vendaval. Também foi reformado o gramado principal, que é hoje um dos mais elogiados dos 20 palcos da Série A. Foi reformado o gramado 1 do CFA, com uma nova drenagem, um grande investimento. O muro da via principal em frente ao setor A foi recuado em dois metros para melhorar o sistema viário na região e beneficiar os torcedores do clube e também moradores do entorno da Ressacada.

O massagista Delmar Pereira, o roupeiro Duca e o chefe de serviços gerais Adenir, são três profissionais do clube com história no templo azul e branco. São colaboradores com mais de 30 anos de serviços prestados ao Avaí.

Mas a Ressacada de seus 35 anos tem os títulos de 1988, naquela final de público recorde diante do Blumenau, vitória de 2 x 1; tem a conquista de 1997, com o artilheiro Jacaré, diante do Tubarão; o título de 2009 com Marquinhos, Evando e Eduardo Martini, na histórica final diante da Chapecoense, e vitória na prorrogação, com direito a goleada; e fechando os título com a conquista de 2010 sobre o Joinville, o bicampeonato. E ainda dá para destacar aquela primeira final com goleada sobre o Figueirense por 3 x 0, com golaço de falta do saudoso Cléber Santana.

Foto: Jamira Furlani /Avaí F.C.

Torcida do Avaí lota a Ressacada no Brasileirão em 2010 estádio foi palco de três jogos amistosos da Seleção Brasileira. Em 21 de junho de 1987, Brasil 4 x 1 Equador, 4 de maio de 1994, Brasil 3 x 0 Islândia e 10 de julho de 1996, Brasil 5 x 1 Dinamarca (Seleção Olímpica do Brasil).

Desde que teve inaugurado o seu novo estádio, o Avaí jamais perdeu um título com o jogo decisivo sendo disputado em seus domínios, ou seja, jamais perdeu um título com o jogo final disputado na Ressacada.

Os jogos internacionais na Ressacada: 4 de fevereiro de 1986, Avaí  1 x 1 Grasshopper (Suíça), 6 de julho de 1986, Avaí 1 x 2 Indonésia, 30 de janeiro de 1995, Avaí 4 x 2 Nacional (Uruguai – Torneio Mercosul), 8 de fevereiro de 2002, Avaí 3 x 1 Videoton (Hungria), 18 de fevereiro de 2003, Avaí 2 x 1 Albirex Niigata (Japão), 5 de março de 2008, Avaí 2 x 0 Jamaica, 8 de março de 2008, Avaí 3 x 1 FC Dallas (EUA) e 21 de outubro de 2010, Avaí 3 x 1 Emelec (Sul-Americana).

Em toda a história da Ressacada aconteceram vários gols de destaque por sua beleza e importância. Cabe destacar o gol de Evando no dia 12 de agosto de 2008, na 18ª rodada da Série B. O Corinthians vencia por 1 x 0 e Evando empatou aos 38 minutos do segundo tempo, com uma bicicleta sensacional. 12.219 pessoas testemunharam este gol de placada. Detalhe, foi neste lance que surgiu a mística da Nossa Senhora da Ressacada, criada pelo narrador Salles Junior da rádio CBN Diário. Surgiu quando pediram para Evando descrever o gol e Salles Junior disse: “Ninguém acreditava e todos mereciam, principalmente Evando. Por isso, agradeci a ela a homenagem a Nossa Senhora da Ressacada, por estar abençoando o espetáculo”, disse Salles Junior ao narrar o gol antológico.

Outro gol de destaque e histórico foi o marcado pelo goleiro do Avaí, Eduardo Martini, aos 12 minutos do jogo em que o Avaí ganhou do Paraná por 3 x 1, em 22 de agosto de 2008. O goleiro foi sair jogando e com os pés deu um chutão para a frente. Ventava muito naquele dia. A bola caiu quase dentro da área adversária e enganou o goleiro Mauro, que foi encoberto. Era a abertura do placar para o Avaí. Pelo gol histórico, Martini ganhou uma placa em homenagem na entrada das sociais da Ressacada.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Confira o Guia da partida diante do Vila Nova-GO

Já está disponível o Guia da Partida para a disputa diante do Vila Nova-GO, válida pela 15ª rodada do Campeonato

13/07/2024

Confira os relacionados de Gilmar Dal Pozzo para o confronto diante do Vila Nova-GO

Na manhã desta sexta-feira (12), o técnico Gilmar Dal Pozzo realizou a última atividade com bola em Florianópolis, entes do

13/07/2024