Ressacada completa 35 anos

Postado por: André Palma Ribeiro

Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.

O templo azul e branco está de aniversário. O Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, comemora 35 anos neste dia 15 de novembro, inaugurado em 1983 naquele histórico jogo diante do Vasco da Gama. O recorde de público do estádio foi 32.226 (25.735 pagantes) na final do Estadual de 1988, quando o Avaí sagrou-se campeão estadual, o primeiro título de suas quatro conquistas neste palco. O maior ídolo da Ressacada é o capitão Marquinhos, também recordista de gols do estádio, seguido por Décio Antônio.

Ao longo dos 35 anos de história, o Estádio da Ressacada, projetado pelo arquiteto Davi Ferreira Lima, já viveu muitas histórias, quatro decisões de título, três jogos da Seleção Brasileira e outros tantos jogos internacionais. E mais, o dia 25 de abril de 2012, tornou-se uma data histórica para a Ressacada, e não foi com bola rolando. O show do britânico Paul McCartney, que transformou numa onda o embalo de cerca de 30 mil fãs. Os primeiros acordes de Magical Mystery Tour quase não podiam ser ouvidos, tamanha a vibração. Um Beatle na Ilha da Magia e na Ressacada, queres mais?

O Estádio da Ressacada foi erguido em uma grande área verde no Sul da Ilha. Um esqueleto de concreto que foi ganhando contornos modernos a partir da evolução patrimonial do clube. E evoluiu tanto que a partir de 2008 ganhou uma nova área coberta, com camarotes e áreas VIPs. O estádio da Ressacada é um dos mais modernos e bonitos de Santa Catarina. Um orgulho para o torcedor Azurra.

O estádio tem o seu nome em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina, entre 1947 e 1951, o Doutor Aderbal Ramos da Silva, torcedor do Avaí. Mas é conhecido como Ressacada, já que está situado numa localidade antes popularmente chamada com o mesmo nome, dentro do bairro Carianos, próximo ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Cabe destacar ainda que a iluminação da Ressacada foi inaugurada em 31 de maio de 1986, no jogo amistoso entre Avaí e Fluminense, que terminou em 0 x 0. O placar eletrônico da Ressacada, foi inaugurado no dia 15 de março de 2009, num clássico entre Avaí x Figueirense, pelo Estadual, com empate em um gol.

Na atual gestão do presidente Francisco José Battistotti, o patrimônio foi valorizado com a reforma geral em toda a cobertura do setor A, danificada no inicio do ano por um forte vendaval. Também foi reformado o gramado principal, que é hoje um dos mais elogiados dos 20 palcos da Série A. Foi reformado o gramado 1 do CFA, com uma nova drenagem, um grande investimento. O muro da via principal em frente ao setor A foi recuado em dois metros para melhorar o sistema viário na região e beneficiar os torcedores do clube e também moradores do entorno da Ressacada.

O massagista Delmar Pereira, o roupeiro Duca e o chefe de serviços gerais Adenir, são três profissionais do clube com história no templo azul e branco. São colaboradores com mais de 30 anos de serviços prestados ao Avaí.

Mas a Ressacada de seus 35 anos tem os títulos de 1988, naquela final de público recorde diante do Blumenau, vitória de 2 x 1; tem a conquista de 1997, com o artilheiro Jacaré, diante do Tubarão; o título de 2009 com Marquinhos, Evando e Eduardo Martini, na histórica final diante da Chapecoense, e vitória na prorrogação, com direito a goleada; e fechando os título com a conquista de 2010 sobre o Joinville, o bicampeonato. E ainda dá para destacar aquela primeira final com goleada sobre o Figueirense por 3 x 0, com golaço de falta do saudoso Cléber Santana.

Foto: Jamira Furlani /Avaí F.C.

Torcida do Avaí lota a Ressacada no Brasileirão em 2010 estádio foi palco de três jogos amistosos da Seleção Brasileira. Em 21 de junho de 1987, Brasil 4 x 1 Equador, 4 de maio de 1994, Brasil 3 x 0 Islândia e 10 de julho de 1996, Brasil 5 x 1 Dinamarca (Seleção Olímpica do Brasil).

Desde que teve inaugurado o seu novo estádio, o Avaí jamais perdeu um título com o jogo decisivo sendo disputado em seus domínios, ou seja, jamais perdeu um título com o jogo final disputado na Ressacada.

Os jogos internacionais na Ressacada: 4 de fevereiro de 1986, Avaí  1 x 1 Grasshopper (Suíça), 6 de julho de 1986, Avaí 1 x 2 Indonésia, 30 de janeiro de 1995, Avaí 4 x 2 Nacional (Uruguai – Torneio Mercosul), 8 de fevereiro de 2002, Avaí 3 x 1 Videoton (Hungria), 18 de fevereiro de 2003, Avaí 2 x 1 Albirex Niigata (Japão), 5 de março de 2008, Avaí 2 x 0 Jamaica, 8 de março de 2008, Avaí 3 x 1 FC Dallas (EUA) e 21 de outubro de 2010, Avaí 3 x 1 Emelec (Sul-Americana).

Em toda a história da Ressacada aconteceram vários gols de destaque por sua beleza e importância. Cabe destacar o gol de Evando no dia 12 de agosto de 2008, na 18ª rodada da Série B. O Corinthians vencia por 1 x 0 e Evando empatou aos 38 minutos do segundo tempo, com uma bicicleta sensacional. 12.219 pessoas testemunharam este gol de placada. Detalhe, foi neste lance que surgiu a mística da Nossa Senhora da Ressacada, criada pelo narrador Salles Junior da rádio CBN Diário. Surgiu quando pediram para Evando descrever o gol e Salles Junior disse: “Ninguém acreditava e todos mereciam, principalmente Evando. Por isso, agradeci a ela a homenagem a Nossa Senhora da Ressacada, por estar abençoando o espetáculo”, disse Salles Junior ao narrar o gol antológico.

Outro gol de destaque e histórico foi o marcado pelo goleiro do Avaí, Eduardo Martini, aos 12 minutos do jogo em que o Avaí ganhou do Paraná por 3 x 1, em 22 de agosto de 2008. O goleiro foi sair jogando e com os pés deu um chutão para a frente. Ventava muito naquele dia. A bola caiu quase dentro da área adversária e enganou o goleiro Mauro, que foi encoberto. Era a abertura do placar para o Avaí. Pelo gol histórico, Martini ganhou uma placa em homenagem na entrada das sociais da Ressacada.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Raça da Base conquista duas vitórias fora de casa pelo Catarinense

As equipes Sub-15 e Sub-17 do Avaí venceram o Marcílio Dias na 6ª rodada do Campeonato Catarinense da categoria, em

18/04/2025

Raça da Base participa de atividade cultural pelo Projeto “Pertencimento”

Na última segunda-feira (14), os atletas do Sub-14 e Sub-15 do Avaí participaram de uma atividade cultural promovida pelo Núcleo

17/04/2025