Ressacada completa 39 anos nesta terça, 15 de novembro

Postado por: André Palma Ribeiro

Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, completa 39 anos – Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

O Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido por Ressacada, completa 39 anos de sua inauguração nesta terça (15), o grande palco de conquistas memoráveis do Avaí, a casa do Leão da Ilha. Inaugurado em 1983, em jogo festivo contra o Vasco da Gama-RJ, este gigante de concreto do Sul da Ilha, localizado próximo ao aeroporto internacional Hercílio Luz, completa mais um ano de vida.

A Ressacada completa 40 anos de existência no Centenário do Avaí em 2023. Uma data bastante expressiva para o Avaí, Clube reconhecido nacionalmente. Em 2023, a equipe disputará a Série B com o objetivo de retornar à Série A, no ano do seu Centenário.

Desde sua inauguração, este gigante de concreto já passou por muitas evoluções e hoje é reconhecido por todos como um estádio bonito e confortável. Moderno em suas linhas e recuperado em toda a sua estrutura ao longo dos anos.

O estádio denominado de Dr. Aderbal Ramos da Silva, recebe periodicamente uma série de melhorias, em especial nas coberturas, sistema de iluminação em LED, irrigação, catracas, bares, entre outras. A bela Ressacada também recebeu em 2021 dois projetos ecossustentavel. O primeiro é a captação de energia solar e o segundo a economia de água.

O recorde de público do estádio foi 32.226 (25.735 pagantes) na final do Estadual de 1988, quando o Avaí sagrou-se campeão estadual. Este foi o primeiro título do Avaí em sua nova casa, a Ressacada. O maior ídolo da Ressacada é o capitão Marquinhos, também recordista de gols do estádio.

Ao longo dos 9 anos de história, o Estádio da Ressacada, projetado pelo arquiteto Davi Ferreira Lima, já viveu muitas histórias, quatro decisões de título, três jogos da Seleção Brasileira e outros tantos jogos internacionais.

E mais, o dia 25 de abril de 2012, tornou-se uma data histórica para a Ressacada, e não foi com bola rolando. O show do britânico Paul McCartney, que transformou numa onda o embalo de cerca de 30 mil fãs. Os primeiros acordes de Magical Mystery Tour quase não podiam ser ouvidos, tamanha a vibração. Um Beatle na Ilha da Magia e na Ressacada.

O Estádio da Ressacada foi erguido em uma grande área no Sul da Ilha, no bairro Carianos. Um esqueleto de concreto que foi ganhando contornos modernos a partir da evolução patrimonial do clube. E evoluiu tanto que a partir de 2008 ganhou uma nova área coberta, com camarotes e áreas VIPs. O estádio da Ressacada é um dos mais modernos e bonitos de Santa Catarina. Um orgulho para o torcedor Azurra.

O estádio tem o seu nome em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina, entre 1947 e 1951, o Doutor Aderbal Ramos da Silva, torcedor do Avaí. Mas é conhecido como Ressacada, já que está situado numa localidade antes popularmente chamada com o mesmo nome, dentro do bairro Carianos, próximo ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Cabe destacar ainda que a primeira iluminação da Ressacada foi inaugurada em 31 de maio de 1986, no jogo amistoso entre Avaí e Fluminense, que terminou em 0 a 0. O placar eletrônico da Ressacada, foi inaugurado no dia 15 de março de 2009, num clássico entre Avaí x Figueirense, pelo Estadual, com empate em um gol.

Estádio da Ressacada foi modernizado ao longo dos anos                            Foto: Leandro Boeira / Avaí FC
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C.
Foto: Alceu Atherino / Avaí F.C
A linda Ressacada foi palco de grandes conquistas azurras – Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

 

Solenidade de inauguração em 15 de novembro de 1983 – Foto: Reprodução / O Estado
Jogo de inauguração foi contra o Vasco da Gama

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí joga diante do Coritiba pelo SulBrasileiro BG Prime Sub-14 e Sub-15

A Raça da Base entrou em campo mais uma vez pelo Campeonato SulBrasileiro BG Prime, nas categorias Sub-14 e Sub-15,

19/06/2024

Ação exclusiva Sócios: Sorteio Cantina Zabot mês de junho

Foram sorteados quatro sócios. Cada sócios ganhou um voucher no valor de R$ 250,00 para a Cantina Zabot! O voucher

19/06/2024