Ressacada recebe em julho o Curso Fifa 11+

Postado por: André Palma Ribeiro

O Curso Fifa 11+ (Nível 1) será realizado pela primeira vez em Santa Catarina. E o palco será o Estádio da Ressacada. No dia 19 de julho, preparadores físicos, fisioterapeutas, médicos esportivos e demais profissionais terão a oportunidade de participar do programa completo de aquecimento para previnir lesões no futebol.

O curso será feito em duas etapas. A primeira, parte teórica, será pela manhã no auditório da Ressacada. A segunda, de ordem prática, ocorrerá no gramado no período da tarde.

Ao todo, são 40 vagas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail inscricao@avai.com.br. Os 40 primeiros inscritos serão contemplados. O curso é gratuito.

É necessário encaminhar nome completo, CPF, telefone para contato e nível de formação.

Profissionais ou acadêmicos dos cursos de educação física, fisioterapia ou medicina, técnicos de futebol ou jogadores de futebol profissional ou recreacional são o público alvo do curso.

Mais sobre o Fifa 11+

O curso consiste em exercícios com estabilização central, equilíbrio e controle neuromuscular, treinamento excêntrico, pliometria e agilidade que se realizados corretamente, proporcionam uma proteção geral contra as contusões.

Há estudos de investigação clínica de envergadura que indicam claramente que a execução conseqüente do FIFA 11+ pode levar à uma redução de 30 a 50% das lesões quando adotado, juntamente com os valores do fair-play, permitem a proteção dos jogadores contribuindo para o espetáculo e a diversão de todos.

Um estudo recente (2014) avaliou a eficácia do programa FIFA 11+ na prevenção de lesões durante uma temporada de uma liga inglesa de futebol. Os resultados mostraram uma redução significativa da incidência de lesões entre o grupo que foi submetido ao programa e o grupo controle que fora submetido à um aquecimento tradicional, com uma diferença de 41 a 48% ao final de uma temporada.

Vários clubes de futebol do Brasil utilizam esse programa em seus treinamentos, desde categorias as base aos times profissionais. Desde 2009, o Programa FIFA 11+ tem sido apresentado em numerosos congressos de medicina esportiva, seminários para treinadores, preparadores/educadores físicos, fisioterapeutas e faculdades organizados em todo o mundo.

O F-MARC trabalha diretamente em parceria com Associações Membras e de Desenvolvimento da FIFA, de forma que o FIFA 11+ se converta em parte de material didático dos cursos oficiais de treinamento da FIFA.

No Brasil a implementação do 11+ é recente e está sendo desenvolvido com a parceria entre a Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) juntamente com dois Centros Médicos de Excelência da FIFA, que são: USP/UNIFESP de São Paulo -SP e o HOME de Brasília – DF.

O objetivo é difundir em todo o Brasil de forma organizada e sistematizada, respeitando as rigorosas exigências tanto da FIFA quanto da CBF.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí treina pra confronto contra o Brusque

O Avaí seguiu com a preparação para o confronto do final de semana. Nesta tarde de quinta-feira (22), o elenco

22/02/2024

Mascotes Mirins: Inscrições e orientações para Avaí x Brusque

O Avaí Futebol Clube informa as regras para o cerimonial de entrada dos Mascotes Mirins Avaianos para a partida do

22/02/2024