Retrospectiva 2021: O ano de ouro do Leão da Ilha

Postado por: André Palma Ribeiro

Foto: Frederico Tadeu/Avaí F.C.

O ano de 2021 do Avaí Futebol Clube pode ser considerado um “ano de ouro” para o clube, não apenas para as equipes profissionais, mas também para a base avaiana. Entre as conquistas estão: Campeonato Catarinense nas categorias do masculino, feminino e Sub-20; o vice-campeonato na categoria Sub-17; e a campanha histórica do Avaí/Kindermann na Libertadores Feminina. Além do principal objetivo da instituição, o acesso à elite do futebol brasileiro.

Catarinense Masculino
O ano avaiano começou com a conquista do 18° título Catarinense de sua história. Para chegar até a final diante da Chapecoense, o Avaí se classificou na terceira colocação na primeira fase da competição. Nas quartas de final passou pelo Próspera, e pelo Brusque na semifinal. A final foi disputada no sistema ida e volta, na primeira partida, uma vitória de 2 a 1 no Estádio da Ressacada. Já na partida de volta, o Leão conquistou um empate em 1 a 1, que sagrou a equipe como campeã da competição. O título de 2021 foi o primeiro campeonato estadual do Avaí conquistado fora de Florianópolis. Nas outras 17 vezes, o Leão da Ilha levantou o troféu na capital.

No decorrer da competição, o Avaí chegou até a final com uma invencibilidade de 11 partidas, com a vitória no jogo de ida da final, e o empate no jogo de volta, o Leão terminou com uma sequência de 13 partidas sem derrotas.

Foto: André Palma Ribeiro / Avaí F.C.

Catarinense Feminino / Libertadores Feminina
No ano de 2021, o Avaí Kindermann manteve a hegemonia avaiana no Campeonato Catarinense Feminino 2021. O 12º título seguido na competição veio após uma vitória de 4 a 0 sobre o Criciúma. Camila, Lelê, Carla e Stephanie, destaques em toda a competição, marcaram os gols das Leoas. O Avaí/Kindermann encerrou o Campeonato Catarinense Feminino de forma invicta. Em três partidas foram três vitórias. A equipe marcou 17 gols e não sofreu nenhum. A competição serviu como preparação para a Libertadores Feminina de 2021.

Foto: Andrielli Zambonin / Avaí Kindermann

Na maior competição de clubes da América Latina, o Avaí/Kindermann fez sua melhor campanha no torneio internacional, chegando até às quartas de final. A equipe foi eliminada nas penalidades, após um empate em 2 a 2 com o Santa Fé no tempo normal. No decorrer da fase de grupos, as Avaianas Caçadoras conquistaram duas vitórias e um empate, e ocuparam a primeira colocação do grupo B.

Foto: Staff Images Woman / Conmebol

Catarinense Sub-20
O troféu da competição mais importante do Estado de Santa Catarina também foi para o Leão na categoria Sub-20. O Avaí ficou com o título após vencer o Criciúma nas cobranças de pênalti, no Estádio Heriberto Hülse. No tempo normal, o Criciúma venceu por 1 a 0, o mesmo placar que o Avaí venceu na partida de ida no Estádio da Ressacada.

Durante a primeira fase da competição, o Avaí conquistou quatro vitórias, um empate e sofreu uma derrota. Para chegar até a final, o Leão eliminou o Joinville com duas vitórias.

Foto: Roberto Zacarias/Avaí F.C.

Catarinense Sub-17
A final do Catarinense Sub-17 também ocorreu entre Avaí e Criciúma. Ao final da competição a base avaiana ficou com o vice-campeonato da competição após uma derrota de 3 a 2 nos pênaltis. Mesmo com o resultado adverso, os garotos do Avaí Sub-17 estão de parabéns pela bela campanha realizada na temporada 2021. A partida contou com a transmissão da Rádio e TV Avaí, que produziu a cobertura com imagens exclusivas da partida.

Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.

Campanha Série B
Na conquista do acesso de 2021, o Leão chegou ao objetivo final da temporada na última rodada da Série B. A classificação para a elite aconteceu após o Avaí virar contra o Sampaio Corrêa no Estádio da Ressacada. Até os 35 minutos da segunda etapa, a equipe estava com um resultado adverso de 1 a 0 no placar. A solução veio do banco de reservas, com as entradas de Valdivia e Renato, autores dos dois gols da virada do Leão. Ao final da partida, o Avaí terminou a competição na 4a posição, com 64 pontos, após 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas em 38 jogos.

Foto: Frederico Tadeu / Avaí F.C.

Retorno da torcida avaiana
554 dias depois, a torcida avaiana pôde retornar presencialmente aos setores da Ressacada, após a Secretaria de Estado da Saúde permitir que 30% da capacidade do estádio fossem ocupados. O retorno foi realizado em partida válida pela 25a rodada da Série e contou com a vitória do Leão por 1 a 0 no Estádio da Ressacada.

O retorno total ocorreu na última partida da Série B, diante do Sampaio Corrêa. A liberação aconteceu após o Avaí fazer um pedido ao Governo de Santa Catarina de 100% de público na Ressacada. Na partida do acesso, cerca de 15.588 estavam presentes, gerando 303.140,00 de renda.

Antes da bola rolar entre Avaí e Sampaio Corrêa, a Nação Avaiana deu um show de recepção na chegada dos atletas na Ressacada e apoio no último treino aberto da equipe.

Foto: Leandro Boeira / Avaí F.C.
Foto: Laysa Silva / Avaí F.C.

O recorde de transmissão da Rádio TV Avaí
Com o projeto “De Avaianos para avaianos” no ano de 2021, a TV e Rádio Avaí bateu recordes de visualizações e atingiu a marca de 23 mil inscritos. No jogo do acesso contra o Sampaio Corrêa, a transmissão teve o total de 33 mil visualizações e chegou a marca de 1.916 telespectadores simultaneamente.

Foto: Divulgação / TV Avaí

Destaques na temporada

Fotos: André Palma Ribeiro/Avaí F.C.

Bruno Silva
Bruno Silva foi eleito pela torcida o craque avaiano no ano de 2021, por conta do seu grande desempenho e raça durante as partidas. O volante também foi o líder de desarmes da equipe, atuando em 29 partidas desta Série B. O atleta chegou a 76 desarmes, se tornando o terceiro jogador com maior número de desarmes na competição, com uma média de 89.41% de desarmes corretos.

Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F.C.

Copete
Em 2021, a expressão que caiu na boca do torcedor do Leão foi “Estou Copetizado”. O atleta colombiano fez sua estreia na 7a rodada da Série e ajudou a conduzir o Avaí de volta à Série B. Copete marcou sete gols, e se tornou nesta temporada, o atleta estrangeiro com maior números de gols pelo Avaí. O atleta também foi o líder de assistências na equipe, com nove assistências no total.

Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.

Getúlio
Outro destaque avaiano na temporada foi o artilheiro Getúlio, que marcou nove gols e se isolou como o goleador do Leão em 2021. O atacante também fez a função de “garçom”, servindo os companheiros com cinco assistências.

Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F.C.

Glédson
Na temporada de 2021, o goleiro Glédson fez defesas que valeram gols para o Avaí. De acordo com a FootStats, ao menos 20 defesas difíceis foram realizadas pelo paredão avaiano. O atleta também foi o que mais vezes atuou na Série B nesta temporada de 2021, marcando presença nas 38 partidas da Série B. Vale lembrar que no início da temporada, o atleta recebeu o prêmio de goleiro menos vazado do campeonato catarinense 2021, em 17 jogos, Glédson sofreu apenas oito gols.

Foto: Laysa Silva / Avaí F.C.

Renato
O atleta foi decisivo em 2021, marcando gols em partidas importantes e realizando assistências. Renato fez o gol do acesso na partida entre Avaí e Sampaio Corrêa, que terminou em 2 a 1 no Estádio da Ressacada.

Foto: Frederico Tadeu/Avaí F.C.

Pré-temporada 2022
O primeiro jogo do Avaí no próximo ano será o clássico na Recopa, confronto que coloca frente a frente o campeão do Campeonato Catarinense de 2021 e o campeão da Copa Santa Catarina 2021. A partida ocorre no dia 15 de janeiro, no Estádio da Ressacada.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Confira os horários de funcionamento no fim do ano

Os Espaços Leão da Ilha, Beira-mar e Ressacada, bem como a Central de Sócios de ambos os locais estarão com

24/12/2024

Comunicado – Tiago Pagnussat

O Avaí Futebol Clube comunica que o atleta Tiago Pagnussat optou em acertar sua transferência para o Vila Nova-GO e

19/12/2024