O Avaí apresentou na tarde desta terça-feira (18), o novo técnico Rodrigo Santana, 37 anos, que chega com o desafio de levar o Avaí ao título estadual e ao acesso à Série A do Brasileirão. Apresentado pelo presidente Francisco José Battistotti e os dirigentes Diogo Fernandes e Marquinhos Santos, o novo comandante já comandou treinamento no CFA e participou de sua primeira entrevista coletiva.
O presidente Battistotti destacou a importância da presença de um técnico jovem, com brilho nos olhos e vontade de crescer e levar o Avaí aos seus objetivos. “Esperamos que você consiga”, destacou. Diogo Fernandes, coordenador de futebol, discorreu sobre a carreira do novo técnico. “Foi através do seu trabalho, da sua filosofia e sua didática, que buscamos o Rodrigo Santana. Esperamos que tenha sucesso”.
Marquinhos, gerente de futebol, destacou que o clube pesquisou bastante sobre o trabalho de Rodrigo Santana. “Esperamos que ele esteja durante todo o ano aqui para atingir as metas, os objetivos. A troca que ocorreu foi por conteúdo, não por resultado. Dando as boas vindas ao Rodrigo para que tenha sucesso. Todos aqui no mesmo barco, todos juntos”, completou.
O novo comandante, que chega com o assistente Flávio Garcia, com quem trabalha há vários anos, falou sobre o que viu da equipe na vitória por 2 x 1 sobre o Joinville. “Precisamos arrancar o máximo deles, potencializar o rendimento, corrigir algumas lacunas, trabalhar nestes dias que antecedem minha estreia. Foi importante a última vitória, nos dá confiança. O grupo está estimulado e com vontade de vencer, mas precisamos de um pouquinho mais”.
“Iniciei minha carreira faz quase 10 anos. Sempre fui muito feliz no início aqui em Santa Catarina. Gosto muito da cultura, a forma de jogar daqui, aprendi muito com a força, a raça. Um grande trabalho pela frente. Temos um elenco qualificado, atletas que sempre tiveram sucesso por onde passaram. Hoje estão aqui conosco. São atletas acima da média. Precisam de um pouco mais de estímulo para voltar ao nível em que se destacaram”, acrescentou.
Como jogador profissional, Rodrigo atuou por vários times da região Sul e Nordeste do Brasil, além de pequenas passagens pela Bolívia e Hungria. Aos 28 anos, o então meio-campista teve uma lesão na mão e precisou ficar três meses parado. Nesse tempo Rodrigo foi convidado para ser auxiliar técnico do Camboriú, de Santa Catarina e assumindo como técnico logo em seguida.
Como treinador, Rodrigo Santana tem passagens por clubes do interior de São Paulo, como Juventus, Grêmio Barueri, São Carlos e União Suzano. Em Minas Gerais, Rodrigo treinou o Uberaba Sport e a URT, onde ficou duas temporadas e conquistou o título de campeão mineiro do interior, em 2017 sendo eleito o melhor técnico do campeonato.
Em 20 de julho de 2018, Santana foi contratado pelo Atlético Mineiro como coordenador técnico auxiliar das categorias de base. Em 4 de outubro deste ano, ele foi efetivado técnico da equipe sub-20, e em 12 de abril de 2019, assumiu como interino da equipe profissional após a demissão de Levir Culpi, até ser efetivado treinador. Deixou o cargo antes do final da temporada.
Confira a coletiva na íntegra: