O auditório da Ressacada foi palco na manhã desta segunda-feira (6) do 1º Mini Seminário de Integração da Categoria de Base do Avaí Futebol Clube. O encontro reuniu membros das comissões técnicas da base e do profissional e discutiu a formação, a prática e a teoria das atividades que são desenvolvidas junto aos atletas das modalidades inferiores.
A abertura do seminário foi feita pela analista de futebol, Gabriel Bussinger, que proferiu palestra sobre o tema “Categoria de Base: Formar para Vencer ou Vencer para Formar”. Gabriel defende a ideia que o melhor processo de formação é formar para vencer, pois busca primeiro a consolidação dos jovens como cidadão.
“A vitória é uma meta, mas a formação é algo muito maior e envolve a preparação dos atletas para enfrentar o mundo como um todo. Ser cidadão acima de tudo é ser um vitorioso!”, afirmou Gabriel.
Raul Cabral, auxiliar técnico do profissional, deu a segunda palestra do seminário e falou sobre a postura dos atletas em competições. O terceiro debate foi comandado pelo analista de futebol, William Lermen, que apresentou o tema “Análise de Jogo Individual e Coletiva”.
O professor da UFSC, Juliano Fernandes, que é ex-assistente da FCF e CBF, falou da preparação física e suas especifidades antes da palestra de encerramento do ex-atleta do clube, Edson Belmonte, que trouxe o debate sobre “Experiência x Atualidade na Base”.