Na história – De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Fluminense se enfrentaram 19 vezes na história. O retrospecto aponta cinco vitórias do Avaí, quatro empates e dez vitórias do Fluminense. O Avaí fez 15 gols e sofreu 29.
Primeiro jogo – O primeiro confronto entre Avaí e Fluminense ocorreu no dia 18 de maio de 1958, em partida amistosa. Vitória do Fluminense por 4 a 0. Os gols foram anotados por Mário, Almir (2x) e por Escurinho. O árbitro do jogo, realizado no saudoso Estádio Adolfo Konder, foi Fausto Correia.
Último confronto – Foi em 1º de dezembro de 2019, em disputa válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2019. Empate em 1 a 1, com gols de Marcos Paulo, aos 35’1ºT, para o Fluminense, e de João Paulo, aos 45+2’2ºT, para o Avaí. A bola rolou às 16h, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis-SC. Esteve no apito Daniel Nobre Bins, auxiliado por Lucio Beiersdorf Flor e por Andre da Silva Bitencourt. Quarto árbitro Sr. Fernando Henrique de Medeiros Miranda.
Próximo jogo – Será no dia 19 de junho de 2022, em disputa válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Assaí Série A 2022. A bola vai rolar às 19 horas, no estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Estará no apito o árbitro Paulo Roberto Alves Junior-PR, auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos-PR e por Rafael Trombeta-PR. Quarto árbitro Grazianni Maciel Rocha-RJ. Analista de campo Jose Carlos Santiago Andrade-RJ. Árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)-SP. AVAR Vitor Carmona Metestaine-SP. Observador de VAR Ricardo Marques Ribeiro-MG.